Mês da Mulher: OAB/DF exibe documentário “Poeira e Batom – 50 Mulheres na Construção de Brasília”

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) convida a advocacia e a sociedade para participarem do encerramento das comemorações do mês da mulher. A Comissão de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) e a Comissão da Mulher Advogada promovem nesta sexta-feira (31/03), às 18h30, a exibição do documentário “Poeira e Batom – 50 Mulheres na Construção de Brasília”, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a invisibilização das mulheres nos processos históricos.

A exibição do documentário será antecedida por uma roda de conversa, que contará com a participação da cineasta e doutora em história cultural, memória e identidade, Tânia Fontenele; da presidente do CNMA, Cristiane Damasceno; da presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, Veranne Magalhães; da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nildete Santana; da líder do povo Krenak, do norte de Minas Gerais, Shirley Krenak; e do Escritório Azevedo Sette, patrocinador do evento, representado pela sócia Tatiana Mello de Lima.

Durante o debate serão apresentados detalhes sobre a pesquisa que subsidiou a realização do documentário, que teve início em 2009. Serão, ainda, exibidas imagens raras de Brasília em construção e discutidas questões historiográficas sobre a fase inicial de Brasília com a perspectiva das mulheres pioneiras.

O curta-metragem conta, também, com depoimentos de mulheres pioneiras que chegaram à cidade ainda em construção entre 1956 e 1960. Elas trabalharam em vários ofícios, como: lavadeiras, professoras, cozinheiras, prostitutas, funcionárias públicas, parteiras e donas de casa. Essas mulheres se dedicaram ao ofício em condições precárias.

Veranne Magalhães convida a todos e todas para participarem do evento, e enfatiza a discrepância no protagonismo da história, considerando o gênero. “O papel da mulher foi simplesmente apagado da narrativa histórica, em um processo cotidiano e recorrente. Uma situação da qual nos damos conta aos poucos, percebendo que nos relatos oficiais nós, as mulheres, sumimos e, quando mencionadas, aparecemos apenas em papéis coadjuvantes: esposas, mães, irmãs ou amantes. É apenas um detalhe exótico e de menor relevância da narrativa.”

Ela completa citando que “na cultura também não é diferente, por exemplo, Marianne Peretti, considerada a mais importante vitralista do Brasil, foi a única mulher a integrar a equipe de artistas da construção de Brasília. O trabalho dela está em inúmeros monumentos de Brasília, mas quem conhece o seu trabalho?”, indaga.

O evento terá certificado de participação de 2h/a, mediante inscrição no site da OAB/DF e doação de um pacote de absorventes, que serão destinados para o Presídio Feminino “Colmeia”.

Inscreva-se!

Comunicação OAB/DF – Jornalismo