OAB/DF divulga relatório com os resultados das eleições on-line

Números apontam recorde histórico de votação e ampla aceitação da advocacia à votação pela internet

A OAB/DF, em ato de transparência, coloca agora à disposição da advocacia os dados da votação fornecidos pela empresa contratada, dos quais destaca a votação histórica. Foram computados 38.578 votos, que representam 81,29% dos aptos a votar, o que representa um crescimento expressivo em relação à eleição de 2018, que teve uma participação de 68,24%. Houve participação de eleitores que estavam em todos os estados do Brasil e em mais de 20 países, sendo Estados Unidos a origem da maior votação fora do país: 217 votos.

O diretor de Tecnologia e Comunicação da OAB/DF, Fernando Abdala, ressalta que a alta participação foi também resultado do número recorde de alternativas de identificação do eleitor, quais sejam: certificado digital, certificado digital em nuvem, envio de senha por sms, por email, código de segurança da carteira do advogado e biometria facial. Em torno de 22% da advocacia utilizou o certificado digital e 11% a biometria facial. Essa foi a primeira eleição on-line no Brasil que ofereceu tantas opções de identificação para facilitar o acesso ao voto pela advocacia.

Abdala celebra que “a escolha da advocacia foi, essencialmente, pelo voto remoto, pois apenas 2% dirigiram-se aos pontos presenciais”. Também, aponta que apenas 5% precisaram de apoio do call center. “Dentre os dados relevantes desse relatório de informações, desponta a nós que mais de 56% da advocacia já havia votado até meio-dia, ou seja, esses números evidenciam como foi prático, rápido e eficiente efetuarmos a votação por modo on-line, o que teve por trás organização, divulgação e apoio a que todos compreendessem bem o processo e se engajassem a participar”, conclui Abdala.

Para a presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, mais alguns aspectos podem ser ressaltados desse relatório e dizem respeito ao perfil dos eleitores, pois extrai-se que 53,37% foram mulheres; mais de 35% jovens advogados e advogadas. “A participação de mulheres e da jovem advocacia coroa de êxito o propósito da gestão que estamos encerrando. Em 2018, quando fomos eleitos, tínhamos como metas elevar a voz de mulheres e da juventude nos debates e no rumo a seguir. Tivemos total êxito! Isso fica aqui bem demonstrado”, diz Cristiane.

O presidente reeleito para o triênio 2021-2024, Délio Lins e Silva Jr., comenta que a renovação se dá acompanhada de um gigantesco esforço para tirar a Casa do atraso em que se encontrava no início da gestão. “O meio mais usado para a advocacia votar (62%) foi por smartphones. Lideramos o debate das eleições on-line no Sistema OAB, algo que agora está comprovado, ampliou a participação e está fortalecendo vínculos. Permanecemos a advocacia que defende os interesses da população e como corporação a que apoia os profissionais, mas agora temos novos meios e ingressamos no século 21 em grande momento”, diz Délio.

As eleições foram realizadas em 21 de novembro de 2021, no período das 10h às 18h (horário de Brasília), totalizando 8 horas ininterruptas de votação, sendo elas: uma eleição para a Seccional OAB DF/; treze eleições para Subseções. O resultado foi apurado ao término do período de votação.

A Comissão Eleitoral já proferiu o resultado das eleições. Está encerrado o processo. “Agora, para os próximos três anos, vamos dar continuidade a um trabalho em defesa das prerrogativas, pelo fortalecimento da advocacia, pelo reconhecimento de que todos somos iguais no Sistema OAB. Homens e mulheres; profissionais mais experientes e menos experientes. Esta casa é o templo da democracia e exerceremos com plenitude o dever de defendê-la. Também, é o espaço em que seremos, cada vez mais, a base de apoio para repensar e caminhar, junto com todos, por mais empregabilidade e melhores honorários”, finaliza Délio Lins e Silva Jr.

Comunicação OAB/DF