OAB/DF participa da inauguração de salas de atendimento humanizado no MPDFT

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), representada pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, Charles Bicca, participou da inauguração das salas do Espaço Cidadão e do Espaço Digital, na Promotoria de Defesa da Infância e da Juventude.

O evento, que aconteceu na terça-feira (9/4), foi promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que tem como objetivo oferecer ao público um atendimento de qualidade. No Espaço Digital, as pessoas que não têm acesso à internet, ou que possuem dificuldades com a conectividade, poderão fazer videochamadas com promotores de Justiça e com servidores do MPDFT de outras unidades, ou até mesmo participar de audiências remotas. Já o Espaço Cidadão é direcionado ao atendimento presencial. As instalações também contam com brinquedoteca e hall de espera. 

Charles Bicca elogiou a iniciativa. “Ações conjuntas estão sendo planejadas, pois para que uma rede de proteção funcione, os órgãos precisam se comunicar de forma efetiva. E assim, parabenizamos o MPDFT pela iniciativa que aproxima ainda mais a sociedade da instituição, promovendo o exercício pleno da cidadania.”

O procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, reforçou a importância do atendimento ao público. “Precisamos atender bem o cidadão, atender bem a vítima, e o local importa para que eles se sintam bem acolhidos. Vamos conseguir entregar essa sala em todas as unidades do MPDFT, mas aqui é muito especial, pois a infância e a adolescência são uma prioridade”, afirmou.

A coordenadora das Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, promotora de Justiça Rosana Viegas, destacou a importância do relacionamento institucional. “Acho de fundamental importância a aproximação da OAB e sua comissão da Infância aos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Advogados, juízes, promotores, defensores, conselheiros e órgãos da gestão, todos trabalhando numa engrenagem única em prol de garantir direitos de crianças e adolescentes. Assim que deve ser.”

Além de integrantes do MPDFT, participaram do evento a defensora público do Núcleo da Infância e da Juventude, Priscila Moura; o subsecretário de Assistência Social, Coracy Chavantei; a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Lima; o presidente da Associação de Conselheiros e ex-conselheiros Tutelares do DF, Gustavo Henrique; o delegado-chefe da Delegacia da Criança e do Adolescente, Gilberto Maranhão; e a chefe do Centro de Políticas de Segurança Público da PMDF, major Isabella.


Jornalismo OAB/DF com informações do MPDFT