OAB/DF precursora: regulamentada a eleição on-line já para este ano

Como mais uma expressiva implementação da Virada Digital, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) celebra a conquista da aprovação pelo Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB para a regulamentação da eleição on-line da OAB/DF já para este ano de 2021. Configurando um projeto-piloto, foi autorizado que realizem as eleições com sistema de votação virtual/on-line as seccionais do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, de Santa Catarina e do Maranhão.

A regulamentação da eleição digital é resultado de uma luta que se estende desde 2019 e traz inúmeros benefícios para os advogados e advogadas que poderão escolher seus representantes de forma on-line. Economia, praticidade e acessibilidade aliadas à democracia e à tecnologia.

“É muito mais comodidade para a advocacia e menos custos para a Ordem dos Advogados do Brasil. As regras, muito em breve, dentro do nosso calendário eleitoral, serão divulgadas para que todos possam ter ciência dos detalhes de como serão realizadas as eleições”, celebrou o presidente da Seccional do Distrito Federal da OAB, Délio Lins e Silva Jr”.

A co-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, destaca a inovação tecnológica como um passo fundamental que conduz a Seccional para um nível mais elevado e coerente com os recursos tecnológicos, já disponíveis na atualidade.

“Sempre tivemos o compromisso de trazer a OAB/DF para o século 21 e tirá-la do atraso. Esse movimento tem sido constante desde o início da gestão, trazendo modernidade e tecnologia. Hoje a votação *on-line*colabora para o cumprimento dessa proposta de gerir a OAB/DF”, ressalta Cristiane Damasceno.

O diretor de Comunicação e Tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala, também, comemora a regulamentação do modelo digital de eleições e ressalta o pioneirismo da Seccional.

“Faremos a primeira eleição virtual da história da OAB/DF. Esse será o último passo de digitalização da OAB/DF, a nossa Virada Digital! Faremos um processo digital que seja cômodo, seguro, transparente e, sobretudo, que garanta economia para a OAB do Distrito Federal. Em breve, divulgaremos todas as etapas, garantiremos transparência e segurança no processo eleitoral”, reforçou Abdala.

Texto: Esther Caldas
Foto: Valter Zica

Comunicação Social OAB/DF