OAB/DF promove imersão sobre as possibilidades do mercado digital

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), em parceria com a Subseção do Gama e Santa Maria, promoveram nesta quinta-feira (19) a imersão “Passo-a-passo como advogar no mercado que mais cresce no mundo, o mercado digital”.  O evento aconteceu das 9 às 17h, de forma híbrida, no auditório da OAB/DF e com transmissão no Youtube da OAB/DF.

ABERTURA

A imersão contou com a presença do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr, da co-presidente, Cristiane Damasceno, do presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Andrade; da advogada especialista em advogar no digital, Flávia Maria Dechechi; e da CEO da Agência Vê, Ellen Salomão. O encontro teve como finalidade explorar as possibilidades do mercado digital da advocacia e as maneiras que os profissionais da área têm para se destacar nesse mercado.

Iniciando o evento, o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Andrade, falou sobre a necessidade de realizar encontros com essa temática para os advogados e advogadas e como a OAB vem trabalhando no mercado digital. “Eu tenho certeza que quem acompanhar esse evento terá um dia de transformação para a sua advocacia. Serão apresentadas propostas de que um novo mercado no mundo digital, de fato, irá impactar grandes negócios para a advocacia. Temos a OAB Digital que você pode baixar o aplicativo, ver todos os serviços e resolver tudo através do aplicativo, e assim poder desenvolver seu trabalho de forma muito mais leve e mais tranquila”, explicou.

Baixe o aplicativo OAB/DF Digital aqui. (Android, IOS)

Amaury Andrade, presidente da Subseção do Gama e Santa Maria

Na sequência, o presidente da OAB/DF falou sobre as mudanças ocasionadas pela pandemia, e como a advocacia teve que se adaptar no mercado digital. “Um ano e meio atrás não se imaginava ter alvarás eletrônicos, não se faziam audiências telepresenciais. Tudo isso é novidade, e muitas dessas novidades eu posso dizer que são frutos de luta da OAB/DF. Hoje nós temos uma justiça diferente, penso que a maior dificuldade no período pós-pandemia vai ser encontrar o equilíbrio, pois nós temos uma justiça que ainda é humana, feita para humanos e por humanos. Então, que esse evento sirva para tratar desse novo nicho, dessa nova forma de advogar, usando a tecnologia a nosso favor”, relatou o presidente.

Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF, Amaury Andrade, presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, e Cristiane Damasceno, co-presidente da OAB/DF

Finalizando a parte de abertura do evento, a co-presidente Cristiane Damasceno reiterou os trabalhos que a OAB/DF vem fazendo para se manter atualizada no mercado digital. “Nós trouxemos a OAB para o século XXI, temos toda a nossa estrutura administrativa funcionando na esfera digital, criamos o maior centro de atendimento para advocacia de processos eletrônicos, as pessoas pelo telefone podem ligar, ou pedir pela internet, Whatsapp, para poderem tirar as suas dúvidas”, comemorou.

Cristiane Damasceno, co-presidente da OAB/DF

IMERSÃO DA MANHÃ

Iniciando a imersão, a dra. Flávia Maria Dechechi falou sobre sua trajetória e destacou a relevância das relações impulsionadas pelo meio digital. “As conexões que antes eram estáticas passaram a ser sem fronteiras. Hoje as conexões que fazemos são interligadas, acontecem a todo momento.”

Flávia Maria, especialista em advogar no digital

Continuando o debate sobre o mercado digital a CEO da Agência Vê, Ellen Salomão, falou sobre o processo de maturação do mercado digital. “Quando eu me deparei com o mercado digital eu percebi que existia uma oportunidade ali de ter um negócio mais escalável. Há bastante tempo a gente vem em uma onda onde os cursos online são uma realidade, a pandemia só acelerou esse processo, então isso é uma mudança comportamental humana, o ser humano está aprendendo online.”

Ellen Salomão, CEO da Agencia Vê

Finalizando a parte da manhã da imersão, a dra. Flávia Maria  explicou o passo a passo de como começar a advogar no digital. “Eu falo muito sobre o que é advogar no digital, é olhar para um oceano azul de oportunidades, é sair do oceano vermelho onde estão todos pensando em matéria, ampliamento de conhecimento e passar a olhar para o mercado. O que nós fizemos foi um exercício de olhar para o mercado, foi um convite de olhar para os problemas que nós temos que resolver, que precisamos saber resolver se quisermos advogar no digital.”

Flávia completou sua fala explicando o que de fato é advogar no digital. “Eu não estou falando de direito digital, não estou falando de ferramenta, não estou falando de marketing jurídico. Eu estou falando de mercado”, frisou. 

Acesse aqui o Youtube da OAB/DF para conferir na íntegra a parte da manhã da imersão “Passo-a-passo como advogar no mercado que mais cresce no mundo, o mercado digital”.

IMERSÃO DA TARDE

Iniciando a parte da tarde da imersão, o presidente da Subseção de Águas Claras, Eric Gustavo, comemorou a realização deste importante evento. “Esse tema não é apenas para a jovem advocacia, é um tema para toda a advocacia do Distrito Federal e do Brasil, senão do mundo”, afirmou Eric. 

Eric Gustavo, presidente da Subseção de Águas Claras

Flávia Maria aconselha os advogados e advogadas a não terem medo de começar pequenos movimentos com grandes objetivos, já que o mundo hoje está cheio de oportunidades para iniciar algo online. “Estamos em uma era em que o ínicio amador é temeroso, não há mais espaço para amadores”, afirma Flávia. 

Flávia ainda conta que o objetivo deste segundo momento da Imersão é justamente esse, ensinar a equilibrar. “Objetivo: antes de sermos advogados, temos que ter outras preocupações, essas que nunca nem falamos a respeito delas nos bancos acadêmicos, muito menos em uma pós-graduação, mas que são imprescindíveis para que tenhamos sucesso, equilíbrio e qualidade de vida”, disse.

A advogada finalizou tirando dúvidas dos presentes na palestra, sobre como funcionam os procedimentos de um advogado no digital, trabalhando com influenciadores, por exemplo, e como realizar esse direcionamento propriamente dito de conteúdo nas redes do próprio advogado. “Acredito muito num conteúdo bem direcionado, para que seus seguidores não se confundam, mas sim consumam e interajam de forma plena”, finalizou.

Confira aqui a íntegra da parte da tarde da imersão “Passo-a-passo como advogar no mercado que mais cresce no mundo, o mercado digital” no Youtube da OAB/DF.

PARTICIPANTES  DA IMERSÃO

Veja também o que os advogados que participaram da imersão, presencialmente, têm a dizer sobre o evento, que também contou com a participação e apoio da Comissão da Jovem Advocacia do Gama e Santa Maria.

Arabi Alves Ramos, jovem advogada, sem escritório próprio, afirma ter muita vontade de trabalhar no Direito Digital. “É a esperança para algo melhor, que vai além do que eu imagino.”

Arabi Alves Ramos

Raine Silva Medeiros Furtado, advogado, saiu do evento empolgado com a oportunidade de trabalhar com um mercado que oferece tanta liberdade para advogar. “Não tenho escritório próprio, por isso quero ficar nessa área para poder trabalhar em home office, ter liberdade geográfica. Quero aprender perfeitamente como atuar na área para poder agir e alcançar o sucesso dentro da advocacia no digital.”

Raine Silva Medeiros

O estudante do 8º semestre de Direito, Bruno Mendes Parente, relatou a experiência que foi participar da imersão. “Tem sido maravilhoso, acho que a palavra exata seria disruptiva, pois tem quebrado paradigmas e aberto os olhos para questões completamente diferentes, que eu nem imaginava”, definiu.

Bruno Mendes Parente

Texto: André Luca e Rayssa Carneiro (Estagiários sob supervisão de Esther Caldas)

Fotos: Valter Zika

Comunicação OAB/DF