OAB/DF realiza inauguração do espaço “Meu Escritório”

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal inaugurou nesta quinta-feira (29) o espaço “Meu Escritório” na sede da OAB/DF. Estiveram presentes na inauguração do espaço Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF; Cristiane Damasceno, vice-presidente da OAB/DF; Márcio de Souza Oliveira, secretário-geral da OAB/DF; Andréa Sabóia, secretária-geral adjunta da OAB/DF; Paulo Maurício Siqueira, diretor tesoureiro da OAB/DF, Ana Carolina Franco, diretora tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF); Gustavo Bueno, presidente da Subseção do Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas; Elaine Ferreira, vice-presidente da Subseção de Samambaia; Graciela Slongo, vice-presidente da Subseção do Gama e Santa Maria; Fellipe Fragoso Souza, secretário-geral da Subseção de Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas.

INAUGURAÇÃO

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., iniciou o evento falando sobre o que o espaço representa para a advocacia do Distrito Federal, principalmente nesse momento de pandemia. “Muitos escritórios fecharam, então os espaços como esse se tornam cada vez mais importantes. Aumentamos a capacidade de atendimento da advocacia e hoje estamos quase inaugurando o ‘Meu Escritório’ em Santa Maria. Esse prédio se tornou muito mais disponível, trouxemos acessibilidade e fraldários. Nós levamos essas mudanças para dentro dessa Casa com muito amor. Hoje a advocacia do Distrito Federal pode se sentir abraçada com uma ótima opção para atender seus clientes e fazer suas audiências”, destacou.

Cristiane Damasceno, vice-presidente da OAB/DF, citou a necessidade de um espaço como o “Meu Escritório” para atender as necessidades da advogada mulher. “Temos um espaço exclusivo para a advocacia feminina, que hoje já são mais de 52% da advocacia do DF e precisamos de uma atenção especial. Aqui nessa gestão os homens são os nossos parceiros, então caminhamos juntos. Nossa gestão é muito baseada na confiança, na lealdade e principalmente em um propósito, que é servir e atender a advocacia do Distrito Federal”, concluiu.

Um ponto de destaque da inauguração foram as entregas que a atual gestão vem fazendo. Ana Carolina Franco, diretora tesoureira da CAADF, relembrou algumas subseções entregues por essa diretoria. “Já entregamos a Subseção de Ceilândia, a Subseção de Águas Claras e estamos entregando agora a Subseção do Guará, a sala de Santa Maria e a Subseção do Riacho Fundo”, comemorou.

Ana Carolina, assim como Cristiane Damasceno, reconheceu o valor que tem as salas de amamentação e fraldários para as mulheres advogadas. “Nossa gestão sempre foi baseada em paridade. E paridade é entender que a mulher advogada é também mãe e profissional. Por isso estamos inaugurando um espaço de fraldário e amamentação exclusivo para as advogadas do DF.”

Encerrando os discursos de inauguração, Amaury Andrade, presidente da Subseção do Gama e de Santa Maria, expressou gratidão em nome das subseções. “Esse ato demonstra que essa gestão, de fato, se preocupa com aqueles que precisam apoio da OAB/DF, que pagam suas anuidades. Em nome de todas as subseções agradeço por mais um ato em prol da advocacia.”

EXPECTATIVAS

A inauguração contou com vários advogados ansiosos para poder utilizar o novo espaço. Raul Gomes Barbosa, advogado previdenciário, contou sua expectativa de passar a utilizar o espaço para atender seus clientes. Ele vem atendendo essas demandas via home-office, o que prejudicava seus negócios, já que seus clientes não têm tanta familiaridade com as novas tecnologias. O “Meu Escritório” é, então, uma oportunidade de poder voltar a atender seus clientes de forma presencial. “Para mim, que tenho alguns clientes idosos, é excelente essa facilidade de encontrar com o cliente nesse espaço físico e acompanhar suas demandas”, explicou.

O advogado Benício Zinato chamou atenção sobre como o “Meu Escritório” se tornou uma opção econômica para os advogados do DF. “Mais um importante feito da OAB/DF pensando na advocacia, sobretudo nos advogados no início de carreira que ainda não têm seus escritórios. E ter estruturas como essa é excelente, porque minimiza os gastos para os advogados e traz dignidade para a advocacia”, destacou.

“Isso representa uma vitória para a jovem advocacia, que é sem dúvida a maior preocupação da gestão, trabalhar em prol de facilitar o ingresso dos jovens advogados no mercado de trabalho”, afirmou o advogado Gregory Brito Rodrigues confirmando a necessidade do espaço para os advogados no início da carreira.

MULHER ADVOGADA

Outra grande conquista foram os ambientes pensados na mulher advogada. Graciela Slongo, vice-presidente da Subseção do Gama e Santa Maria expressou sua alegria de ter agora um ambiente que acolha não só as mulheres advogadas como também suas clientes. “Fiquei muito feliz com o espaço do fraldário e da sala de amamentação. Nós, mulheres advogadas, que atendemos nossas clientes que também são mães, gestantes, lactantes, sabemos da importância que é ter um espaço reservado para esse momento e poder conciliar a advocacia com a maternidade.”

A advogada Maria Eugênia Gomes Barbosa reforçou a utilidade do espaço para substituir o atendimento online e poder voltar para o presencial com seus clientes. “Pretendo usar esse novo espaço, fica mais fácil para atender meus clientes. Esse espaço é excelente para atender um cliente com uma demanda diferente, ou fazer audiências. Até porque estar junto com o cliente é diferente do que fazer os atendimentos pelas plataformas online. Quando estamos do lado do cliente, orientamos fazendo com que eles entendam de uma forma melhor”, explicou.

A advogada Adriana Lima enalteceu o projeto e demonstrou sua expectativa de utilizar o “Meu Escritório”. “É um grande projeto que a nossa Seccional deu de presente para nós advogados, a nossa Casa merecia um espaço tão grandioso como esse. Às vezes, tô na correria e não dá tempo de ir até o escritório, que é no Paranoá. Agora poderei utilizar esse espaço.”

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

O espaço “Meu Escritório” conta com os serviços de: Sala de atendimento; Sala de videoconferência /Audiência e/ou Reuniões; Terminais de apoio para peticionamento; Fraldário e Sala de Amamentação.

Outros serviços que estão disponíveis no térreo da nossa sede são: Central de Apoio Virtual da Advocacia / PJe; Consultoria Financeira BRB; Levantamento de Alvarás (BRB); Certificação digital (token e em Nuvem) e Sala de atendimento INSS.

AGENDAMENTO

O agendamento para a utilização do espaço acontece, por enquanto, pelo número (61) 3035-7229 ou pelo e-mail: [email protected].

Texto por André Luca e Rayssa Carneiro (estagiários sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF