OAB/DF retomará cerimônias de entrega de carteiras por videoconferência

A OAB/DF retomará, nesta terça-feira (14/4), em formato virtual, as solenidades de entrega de carteiras, suspensas há um mês, em consequência das medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. A cerimônia será realizada às 11h, por meio de vídeoconferência. O encontro será possível graças a uma plataforma adquirida recentemente pela Seccional para possibilitar o retorno dos trabalhos coletivos, como as reuniões das comissões e do Conselho Pleno.
 
Em adequação às regras do isolamento social decretado pelas autoridades para o enfrentamento da pandemia, o juramento dos compromissandos será feito à distância e a cerimônia terá duração mais curta, sem a presença de orador, paraninfo e familiares. Os compromissandos receberão senha para a inscrição no software que será usado para a videconferência. A participação poderá ocorrer por meio de tablets, computadores ou smartphones.
 
Terminada a solenidade, entre 13h e 17h, os jovens advogados e advogadas poderão retirar suas carteiras profissionais no edifício sede da OAB/DF. Para isso, foi montada uma estrutura de “drive-thru”, na garagem da Seccional. A entrada no prédio da OAB/DF será monitorada para evitar aglomerações. Estarão presentes somente os funcionários da Seccional responsáveis pelo procedimento administrativo. Os compromissandos não devem levar familiares nem acompanhantes e, se apresentarem sintomas suspeitos, devem permanecer em suas casas.
 
“Os desafios do isolamento social não devem nos impedir de acolher nossos novos colegas de profissão. Faremos isso com o auxílio da tecnologia, com todos os cuidados e organização para a preservação da saúde de todos”, afirma o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, que participará da videoconferência de sua casa e tomará o juramento dos compromissandos.   
 
Foram convidados para a cerimônia 92 bacharéis que estavam com solenidade agendada para  23 de março. Caso o compromissando não possa participar, deverá entrar em contato com a Comissão de Seleção por meio do telefone (61) 3036-7000.
 
Além da solenidade desta terça-feira, estão previstas outras quatro nos próximos dias para compromissandos com cerimônias também agendadas anteriormente e que tiveram de ser suspensas. O cronograma será divulgado em breve.
 
Outras entregas virtuais já haviam ocorrido, mas sempre de forma individual e para compromissandos que estavam fora do país.