OAB/DF discute situação da mulher advogada

A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, a vice-presidente do STF, Ellen Gracie Northfleet, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Sabá Cordeiro Macedo, abrem nesta quarta-feira (15), às 8h 30, o I Seminário da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, que irá tratar do tema Política Nacional das Mulheres e a Carreira Jurídica. O evento será realizado no Auditório da entidade durante todo o dia, e o objetivo é ampliar a capacidade crítica das mulheres que exercem a carreira, levantar dificuldades no exercício profissional e propor linhas de ação contra atitudes discricionárias, com vistas à implementação de políticas públicas de igualdade entre os gêneros.

Na programação, palestras sobre o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, com Emília Fernandes (Unesco); A Mulher e a Magistratura, com a ministra do STJ, Eliana Calmon; a Motivação das Advogadas para Ocupar seu Espaço Profissional na Sociedade, com Estefânia Viveiros; A Atuação da Mulher Parlamentar e no Ministério Público, com a Sub-Procuradora Geral da República, Helelenita Amélia Caiado Aciolie, e a deputada federal Iara Bernardi; e a Mulher como Agente Ativo no Processo de Transformação Política no País, com a Subprocuradora-Geral da República, Ela Wieko Volkmer de Castilho.

Também participarão do debate a presidente da Terracap, Maria Júlia M. da Silva; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Herilda Balduíno de Souza; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Maria Avelina I. Hesketh; e a Secretária de Estado – Corregedora Geral do DF, Anadyr Mendonça.