Posse solene da OAB/RS é marcada pela defesa das prerrogativas do advogado e do seu protagonismo contra corrupção

Brasília, 11/3/2016 – A Seccional da OAB do Distrito Federal prestigiou, na noite desta quinta-feira (10), a posse solene da diretoria da OAB/RS para o triênio 2016/2018, em Porto Alegre. Estiveram presentes o presidente da OAB/DF Juliano Costa Couto e o ex-presidente da Seccional e secretário-geral adjunto da OAB nacional, Ibaneis Rocha.

Compõem a nova diretoria o presidente Ricardo Breier; o vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Rafael Canterji; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o tesoureiro, André Sonntag. Na cerimônia, também foram empossados conselheiros federais e seccionais, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a diretora-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA), o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), a corregedora-geral e o coordenador das subseções.

Costa Couto salientou que a OAB/DF tem buscado parceria com as demais Seccionais para que todos compartilhem dos mesmos ideais. “Sabemos que a Seccional do Rio Grande do Sul está bem aparada nas mãos de Breier. Temos mais um companheiro para lutarmos juntos pelos ideais da advocacia e da sociedade”.

Primeiro a falar, Bertoluci destacou a eleição de Lamachia como um representante da advocacia gaúcha que já está fazendo história e ressaltou que Breier foi eleito com a maior votação das 27 seccionais do Brasil. “Foi uma vitória avassaladora com mais de 80% dos votos, resultado desse projeto desde 2007”. Bertoluci ainda salientou que a marca de gestão foi de compartilhamento, concretude, diálogo, equilíbrio e do respeito entre as instituições. “A OAB atuou com competência, altivez prática, transparência, lealdade institucional, destemor e, sobretudo, conhecimento. Fico realizado com o resultado eleitoral na nossa seccional, o qual operaram vários fatores, dentre eles a avaliação dos últimos três anos. Temos orgulho em termos avançado”, destacou.

Em seu discurso na solenidade, Lamachia foi mais uma vez duro em relação ao atual momento do Brasil. “A função da OAB e de toda a classe hoje é de protagonismo contra a corrupção. Vivemos uma crise ética e moral sem precedentes”. Segundo Lamachia, a OAB vai cumprir suas responsabilidades junto à vida política nacional e seus compromissos com a advocacia. “O advogado é o verdadeiro defensor da liberdade, da honra, do patrimônio, e muitas vezes da própria vida das pessoas. A capacidade postulatória de todo cidadão brasileiro está na mão de cada advogado que deve, mais uma vez, ser protagonista de mudanças. Somos agentes de transformação social”, declarou.

Comunicação social – jornalismo
Com informações da OAB/RS