Presidente da OAB/DF entrega 144 carteiras a jovens advogados

Brasília, 28/9/2015 – O presidente da Ordem dos Advogados Brasil do Distrito Federal (OAB/DF), Ibaneis Rocha, entregou 144 carteiras para novos advogados na última sexta-feira (25). Foram realizadas duas cerimônias na sede da Seccional. Segundo o presidente, os novos profissionais, ao receber a carteira, acabam de assumir uma grande responsabilidade. “Vocês, jovens advogados, têm o dever de defender a Ordem, a legalidade e a democracia”.

Ibaneis Rocha acredita que sem o Direito não se constrói a democracia e sem a democracia não se constrói a felicidade. “Precisamos, juntos, ajudar a fortalecer a justiça, que ainda é muito frágil, e que precisa do Direito sendo aplicado corretamente”, disse.

4A paraninfa da primeira cerimônia de entrega de carteiras, conselheira da OAB/DF Cristina Tubino, aproveitou a oportunidade para trazer conselhos sobre as relações dentro da advocacia. “Com seus clientes sejam respeitosos, tolerantes e claros. Com seus colegas sejam íntegros e honestos, nunca atuem com má fé”, disse. Por fim, a paraninfa falou sobre a importância da atualização: “Estudem sempre. Vocês escolheram uma profissão que vai exigir de vocês o conhecimento. Não tenham medo de aprender”.

“Muito me honra fazer parte dessa classe profissional, composta por grandes homens e mulheres que contribuíram imensamente com a história da sociedade, lutando por interesses sociais, justiça e ordem no país”, disse o orador da primeira cerimônia, Pedro Paulo Rangel. Para ele, o trabalho do advogado é primordial para a população, pois tem como objetivo buscar a justiça. “É uma tarefa árdua, ainda mais em uma época com tantas crises éticas em nosso país”. O jovem advogado ressaltou a importância da OAB. “Ela sempre esteve à frente de lutas pela dignidade do cidadão e pela democracia”, disse.

1O paraninfo da segunda cerimônia, Ronald Siqueira Filho, falou sobre a importância da OAB e da dedicação dos advogados em seu discurso. “A força desta instituição não está nas paredes de concreto e sim nas pessoas que a constituem”, disse. O paraninfo também falou sobre uma característica que todo advogado deve ter: persistência. “O caminho não será fácil, mas precisamos ter a capacidade de prosseguir”. Por fim, Ronald ressaltou que o profissional deve ter um cuidado especial com cliente. “Eles vão depositar toda a esperança e destino em vocês, entreguem o seu melhor”.

“Foi dado o primeiro e grande passo na advocacia”, disse o orador da segunda cerimônia, Gabriel Reis. O novo advogado falou sobre as experiências que passou durante a vida de estudante e estagiário. “Sempre senti que as portas estavam abertas para mim e compartilho com vocês os meus maiores aprendizados: conhecimento, respeito e valorização”, disse.

Compuseram mesa na primeira cerimônia de entrega de carteiras o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha; o vice-presidente, Severino Cajazeiras; a secretária-geral, Daniela Teixeira; o secretário-geral adjunto, Juliano Costa Couto; o diretor-tesoureiro, Antonio Alves Filho; a paraninfa Cristina Tubino; o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres; os conselheiros secciononais Indira Quaresma, Jacques Veloso, Fernando de Assis Bontempo, Denise Andrade da Fonseca, Elaine Starling, Camilo Noleto, Marcel Versiani Cardoso, Victor de Lara, Maria Dionne de Araújo, Joaquim de Arimathéa Dutra Júnior e Wanderson Menezes.

Estiveram presentes na segunda cerimônia o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha; o vice-presidente, Severino Cajazeiras; a secretária-geral, Daniela Teixeira; o secretário-geral adjunto, Juliano Costa Couto; o paraninfo Ronald Siqueira Filho; o professor e advogado Cézar Marinho; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Erik Bezerra; o presidente da Comissão de Assuntos Legislativos, Jackson Domenico; o presidente da Comissão de Seleção, Maxmiliam Patriota; o presidente da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos, Fernando de Assis Bontempo;  presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Fernando Martins; os conselheiros da OAB/DF Laura Maria Costa e Victor Emanuel Alves; e a conselheira licenciada Ildecer Amorim.

6Pedro Paulo Rangel Gomes de Barros

Por que você escolheu ser advogado?
Meus pais sempre me estimularam a seguir o caminho do Direito porque existe uma tradição de advogados em nossa família. Eu resolvi seguir o conselho dos meus pais e me descobri apaixonado pela advocacia. 

Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?
Advogando. Eu quero muito exercer a profissão, seja na esfera pública ou privada. O meu maior interesse é a área cível. 

Qual o papel da Ordem na sua jornada profissional?
A OAB é fundamental. Sem ela, não existiria a regulamentação da nossa profissão. É uma entidade que nos dá força, que nos incentiva e que nos ajuda. É uma instituição diferenciada.

2Gabriel José Reis Nunes

Por que você escolheu ser advogado?
Eu escolhi primeiramente porque eu gosto de encarar desafios. A advocacia é uma profissão que não nos isola em nós mesmos, mas nos coloca em constante contato com a sociedade, seja na defesa dos interesses dos nossos clientes, na defesa dos interesses coletivos. É isso que me move, poder defender a sociedade.

Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?
Eu me vejo na advocacia. Espero que eu tenha êxito, desejo me ver um profissional ético e seguro na minha escolha. Quero participar das comissões da OAB, porque elas são fundamentais.

Qual o papel da Ordem na sua jornada profissional?
A OAB é uma instituição essencial para a democracia, porque a democracia no nosso país é muito recente. A Ordem não é uma instituição corporativa, longe disso, ela defende toda a sociedade, não só a classe.