Proposta criação de Frente Parlamentar de Advogados no DF

O deputado federal Luiz Piauhylino, presidente da Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara dos Deputados, desafiou os conselheiros da OAB/DF a trabalhar no sentido de que seja criada uma Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara Legislativa do Distrito Federal, a exemplo do que já acontece em algumas unidades da Federação.

Ele lançou a idéia ao participar, como convidado especial, da solenidade de posse dos membros da Comissão Provisória de Estudo Legislativo e Acompanhamento de Proposições de Interesse dos Advogados no Poder Legislativo da Seccional, durante sessão do Conselho Pleno, realizada nesta quinta-feira (17/06).

Piauhylino disse que a criação da Comissão na OAB/DF é um passo decisivo na aproximação dos advogados com o Parlamento. Além do Distrito Federal, afirmou, outras Seccionais da OAB também já começam a instituir instâncias semelhantes em buscar de um trabalho conjunto com a Frente Parlamentar dos Advogados. A Comissão é presidida pelo conselheiro João Carlos Medeiros de Aragão.

Segundo ele, a Frente que preside é resultado de duas constatações: dos 513 parlamentares na Câmara dos Deputados, 150 são advogados e, atualmente, tramitam na Casa cerca de 200 projetos relacionados, direta ou indiretamente com a advocacia. “Mais do que defender os interesses políticos de uma classe”, porém, ressaltou, “a Frente Parlamentar dos Advogados pretende contribuir para que a elaboração legislativa traduza, com fidelidade, as aspirações e os anseios do povo brasileiro”.