Sabatina da OAB/DF ouve dois dos candidatos ao governo do Distrito Federal

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, nesta segunda-feira (12/09), as primeiras sabatinas com os candidatos a governador do Distrito Federal. As conversas com os pretendentes ao Palácio do Buriti acontecem no auditório do prédio-sede, na Asa Norte, e você pode acompanhá-las ou revê-las pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube.

Para o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., que conduziu os trabalhos junto com sua vice-presidente, Lenda Tariana, a Ordem reafirma sua missão institucional em defesa da sociedade ao realizar o evento. “É uma alegria enorme receber os candidatos aqui em nosso auditório para discutirmos temas pertinentes à advocacia e a toda a sociedade do Distrito Federal. Esse sempre foi o papel histórico da OAB/DF. Por isso criamos vários mecanismos para acompanhar esse pleito de perto, e esta sabatina é mais um deles. Garantir eleições livres e democráticas e o Estado de Direito são valores inegociáveis para nós”, disse Délio.

Izalci Lucas

Izalci Lucas Ferreira é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), aos 66 anos é natural do município mineiro de Araújos e formado em contabilidade. Foi bancário, professor e sindicalista. Em 1998, se candidatou pela primeira vez a deputado distrital e assumiu a primeira suplência. Em 2002, foi eleito para a Câmara Legislativa do DF, mas deixou o cargo para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia a convite do então governador Joaquim Roriz. Nas eleições seguintes, ficou na primeira suplência do cargo de deputado federal e, em 2007, voltou a assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia, dessa vez, na gestão de José Roberto Arruda. Nas eleições de 2010 e 2014, elegeu-se como deputado federal. Em 2018, chegou a ser pré-candidato do PSDB ao GDF, mas acabou se candidatando ao Senado pela primeira vez, elegendo-se com 15,3% dos votos.

Izalci foi o primeiro a falar na sabatina, e agradeceu a OAB/DF por abrir espaço para o debate de ideias. “Gostaria de parabenizar a OAB/DF por criar essa sabatina, pois não é sempre que temos tempo para expor nossas ideias e objetivos para que os eleitores julguem qual o melhor projeto para o DF. Vejo os advogados e advogadas com esse papel essencial de garantir a defesa da cidadania e da democracia. Por isso estou aqui: em respeito a essa instituição”, ressaltou Izalci. 

O candidato respondeu perguntas sobre os seis temas propostos: prerrogativas, advocacia dativa, sistema prisional, temas diversos da sociedade, temas diversos da advocacia e perguntas da imprensa.

Veja aqui a sabatina completa com Izalci.

Veja aqui mais fotos da sabatina com Izalci Lucas

Paulo Octávio

Disputando o cargo de governador do Distrito Federal pela primeira vez, Paulo Octávio Alves Pereira, do Partido Social Democrático (PSD), tem 72 anos e é empresário da construção civil e do setor imobiliário. Formado em direito, é natural de Lavras (MG) e foi deputado federal entre 1991 e 1995 e de 1999 a 2003. Em 2002, conquistou uma vaga para o Senado Federal e, nas eleições seguintes, elegeu-se vice-governador na chapa de Arruda. Se declara herdeiro político do ex-presidente Juscelino Kubitschek por ser casado com Anna Christina Kubitschek, neta de JK.

Segundo a expor suas ideias na série de sabatinas, o candidato falou um pouco da sua história junto à OAB/DF e lembrou do papel da instituição na democratização brasileira e do Distrito Federal. “Recentemente estive aqui para a entrega da tão almejada carteira da Ordem para o meu filho André, e há um pouco mais de tempo, 40 anos mais ou menos, eu mesmo recebi minha carteira neste auditório. Então, para mim, é uma honra estar aqui novamente, desta vez como candidato ao governo do DF. A OAB/DF tem uma história de resgate das liberdades e da democracia que jamais será esquecida. Em 1986, quando finalmente nossa capital teve sua tão sonhada emancipação política, os advogados e advogadas exerceram papel fundamental para que tivéssemos nossa primeira eleição livre”, comentou Paulo Octávio. 

O candidato também respondeu a perguntas sobre os seis temas propostos: prerrogativas, advocacia dativa, sistema prisional, temas diversos da sociedade, temas diversos da advocacia e perguntas da imprensa.

Veja aqui como foi a sabatina completa com Paulo Octávio.

Veja aqui mais fotos da sabatina com Paulo Octávio.

Ibaneis Rocha

O candidato Ibaneis Rocha, embora tenha confirmado sua presença, não compareceu à Sabatina promovida pela OAB/DF, tendo cancelado sua participação por telefone pouco antes do horário previsto para seu início.

Clique aqui para ver mais fotos da abertura da sabatina.

Veja quais serão os candidatos desta terça-feira (13/09)

10h30: Leandro Grass 
14h: Leila do Vôlei
17h: Keka Bagno

Texto: Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues