Solidariedade a Estefânia Viveiros

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal publicou na edição de domingo (02/05) do Correio Braziliense e Jornal de Brasília nota de desagravo à presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, em razão dos ataques proferidos pelo ex-presidente da entidade, Joaquim José Safe Carneiro. A Diretoria da OAB/DF e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-DF) divulgaram também nota de solidariedade e apoio à presidente Estefânia.

Leia as notas, na íntegra:

NOTA DE DESAGRAVO

O Conselho Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em respeito aos advogados e à sociedade, torna público o repúdio às agressões proferidas pelo ex-presidente Joaquim José Safe Carneiro, em entrevista concedida ao jornal “Correio Braziliense” (edição de 24/04/2004), contra sua ilustre Presidente, a eminente advogada Estefânia Viveiros.

As ofensas dirigidas à Dra. Estefânia Viveiros e aos ilustres advogados Dr. Esdras Dantas de Souza, ex-Presidente da OAB/DF, e Dr. Roberto Busato, Presidente do Conselho Federal da OAB, antes de atingi-los, agridem a este Conselho e a toda classe dos advogados. Refletem a intemperança e frustração de quem teve a sua gestão rejeitada por mais de 80% dos advogados que canalizaram seus votos para a oposição, dando consagradora vitória à chapa “Pela Ordem”.

A lamentável situação administrativo-financeira encontrada pela atual gestão está totalmente embasada nos relatórios e demonstrativos contábeis da OAB/DF e da Caixa de Assistência dos Advogados, disponíveis a todos os advogados que deles desejarem tomar conhecimento.

Este Conselho, por unanimidade, reitera a sua absoluta e irrestrita solidariedade à sua Presidente, Dra. Estefânia Viveiros, bem como aos eminentes advogados Dr. Esdras Dantas de Souza e Roberto Busato, registrando que a Ordem dos Advogados do Brasil é maior do que os espíritos irresignados pela derrota.

Brasília, 02 de maio de 2004

NOTA

A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Distrito Federal e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-DF) tornam pública esta manifestação de solidariedade e de desagravo à Presidente da Seccional, Dra. Estefânia Viveiros, diante das declarações despropositadas do ex-presidente Joaquim José Safe Carneiro em entrevista ao jornal Correio Braziliense, edição de 24/04/2004.

Além de deselegantes, rancorosas e injustas, as afirmações do ex-presidente tentam passar aos advogados e ao público em geral uma visão equivocada de seu legado administrativo. Decorridos mais de 100 dias desde a posse, as Diretorias da OAB/DF e da CAA/DF desdobram-se em esforços para equacionar os sérios problemas financeiros encontrados. Portanto, são verdadeiras as palavras com que a Presidente Estefânia Viveiros, corajosa e dignamente, tem se dirigido à classe, expondo a situação com toda a franqueza necessária.

Deve-se louvar, ainda, o zelo demonstrado diuturnamente pela Presidente Estefânia Viveiros no sentido de reorganizar as finanças e dotar a casa de um perfil administrativo moderno e transparente. Para vencer esses desafios, tem a ilustre Presidente, além da natural solidariedade, o apoio irrestrito e incondicional das Diretorias da OAB/DF e da CAA/DF.

A lamentar temos, isto sim, a falta de respeito, a arrogância e o preconceito demonstrados pelo ex-presidente em suas declarações contra a eminente Presidente. Palavras em nada enobrecedoras e que constituem, desde já, uma das páginas mais tristes dos anais de nossa Casa.

Brasília, 02 de maio de 2004

A Diretoria da OAB/DF A Diretoria da CAA/DF