Mais 72 bacharéis receberam nesta terça-feira (23/4) a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. A cerimônia é a 23a de entrega do documento realizada este ano pela seccional do Distrito Federal. Os novos advogados e advogadas foram recepcionados pela diretoria e 18 conselheiros da OAB/DF, entre presidentes de comissões, subseções e conselheiros federais.
Deram ainda as boas vindas aos novatos o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, na data no exercício da presidência, Luiz Viana Queiroz, paraninfo da turma. Ele recebeu os novos advogados e advogadas ao lado de outros membros da diretoria da OAB nacional – o secretário-geral, José Alberto Simonetti; o secretário-geral adjunto, Ary Raghiant Neto; e o diretor-tesoureiro, José Augusto Araújo de Noronha – e dos vice-presidentes de dez seccionais da Ordem. Na plateia, familiares dos novos advogados e advogadas assistiram a prestigiada entrega do documento que permite o exercício da advocacia.
“Hoje, assumiremos o fardo mais pesado: o da defesa da Justiça. Cumpriremos o nosso dever cívico essencial à democracia e à cidadania”, afirmou a oradora da cerimônia e nova advogada, Vanessa Vitória Oliveira. “Nós, a jovem advocacia, temos um papel fundamental de imprimir respeitabilidade às próximas gerações”, completou ao mencionar que a figura do advogado não é vista hoje com a mesma beleza de outrora.
Ao dar as boas vindas aos novos colegas, o paraninfo, Luiz Viana Queiroz, destacou a importância da ética na profissão. “É preciso conhecer as nossas prerrogativas e os nossos deveres éticos. As nossas prerrogativas são para servir nossos clientes”, disse. E concluiu enaltecendo o trabalho dos advogados e advogadas. “A advocacia é uma atividade sublime”.
O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, destacou o alto número de bacharéis que ingressam todos os anos na profissão. “Estamos entregando as carteiras da casa dos 62 mil. Passamos este documento aos novos advogados e advogadas todas as semanas. É a cerimônia mais importante da Casa, uma responsabilidade enorme para nós e para vocês num mercado cada vez mais difícil, mas tenham certeza: todos nós que estamos aqui nesta mesa amamos a advocacia”, disse, acrescentando que “é este amor que faz a diferença no desempenho de cada um no exercício da profissão”.