Caputo ressalta soluções alternativas de conflitos em entrega de carteiras

A OAB/DF recebeu 45 novos advogados, na manhã da quarta-feira (12/09), que prestaram compromisso diante da diretoria da Seccional, dos conselheiros e da sociedade, representada por parentes e amigos que acompanharam a solenidade. O presidente Francisco Caputo recebeu os novos colegas e incentivou a prática de soluções alternativas de conflitos.

“O Direito é uma ciência viva e cada dia que passa novos ramos vão surgindo e novas oportunidades de trabalho vão sendo criadas. Mas eu faço um alerta aos senhores: o Brasil vive hoje uma taxa de litigiosidade enorme e a consequência é patente. E nós. advogados, antes de tornar litigioso um assunto, devemos optar por soluções alternativas de conflito, seja a conciliação, a mediação ou a arbitragem, e preservarmos o Judiciário para as causas mais intrincadas, que precisam de prova técnica mais apurada e tenham repercussão econômica maior”, disse Caputo.

Victor Fleming Nasr, orador da turma, falou sobre a importância do aprimoramento técnico. “Sabemos que ampliar o conhecimento do Direito não será fácil e que muita discussão será levantada. Por isso devemos nos unir aos colegas mais experientes e trabalhar junto a eles, que poderão nos dar maior maturidade e consistência, além de sabedoria para nossas vidas”.

O ex-presidente da OAB/DF e paraninfo da turma, Safe Carneiro, disse que a experiência de 50 anos como membro da Casa lhe permitia dizer algumas palavras aos novos afilhados agregada à sua personalidade de profissional. “O advogado quando promete realmente exercer a profissão com dignidade e independência está prometendo sua vida. Está afirmando que não negligenciará com a preservação das instituições democráticas e que não permitirá que se afronte o Estado de Direito. Além disso, promete observar a ética, já que está envolvendo sua própria dignidade”.

Além da carteira profissional, os novos advogados receberam o bóton de identificação dos profissionais e a Cartilha de Apoio ao Advogado Iniciante.

Reportagem – Priscila Gonçalves

Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF