Seccional realiza seminário sobre os sete anos de Lei Maria da Penha - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Seccional realiza seminário sobre os sete anos de Lei Maria da Penha

Brasília, 27/8/2013 – A Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, em parceria com a Escola Superior de Advocacia, realizará nesta quarta-feira (28), às 19h, a palestra “Sete anos de lei Maria da Penha: O que mudou e o que precisa ser mudado – Um panorama das lutas pelos direitos das mulheres”.

A advogada e membro da Comissão da Mulher Advogada, Nayara Teixeira Magalhães, será uma das palestrantes da noite. Ela é professora do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e coordenadora adjunta do grupo de pesquisa sobre Violência Doméstica do Instituto. Para Nayara, o evento representa uma das frentes priorizadas pela Comissão, que é o debate crítico, pela perspectiva dos estudos de gênero, acerca do enfrentamento e prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Após sete anos de vigência da Lei 11.340/2006, já é possível observar significativos avanços e também os múltiplos desafios implantados na sociedade, nas relações familiares/afetivas e no sistema de justiça. Por se tratar de um assunto de elevada complexidade, buscamos associar a vivência acadêmica com a prática relacionada às redes de atendimento a mulheres em situação de violência”, afirmou.

O evento contará com especialistas de antropologia, psicologia e Direito para desenvolver um amplo debate interdisciplinar na comunidade jurídica. Será palestrante a doutora em antropologia pela Universidade de Brasília e pós-doutora em Representações Sociais pela Université de Provence e pela École des Hautés Études em Scienses Sociales (França), Tânia Mara Campos de Almeida. Atualmente, ela é professora adjunta do Departamento de Sociologia da UnB e pesquisadora coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres (NEPeM).

Gláucia Starling Diniz, também palestrante, é mestre e doutora pelo Programa de Terapia Conjugal e Familiar, United States International University, San Diego, CA, EUA. Ela é vice-coordenadora e supervisora Clínica do Projeto de Extensão Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

As inscrições podem ser realizadas no site da OAB/DF (seção ESA). Os participantes receberão certificados de quatro horas aula.

Texto – Tatielly Diniz
Imagem – Divulgação
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF