TED promoverá palestras em faculdades sobre Ética no Direito

Brasília, 16/9/2013 – O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional realizará palestras, a cada quinzena, para alunos do curso de Direito das faculdades do Distrito Federal. O tema a ser abordado será a disciplina Ética, explicando como ela é adotada no dia a dia do advogado. O cronograma de palestras será divulgado em breve.

Para o presidente do TED e conselheiro seccional, Erik Bezerra, a finalidade da comissão é explanar sobre a conduta ética na profissão. “Será um preparo acadêmico para encarar o exercício profissional da advocacia”, disse. Bezerra também ressaltou que as palestras serão realizadas para os alunos do 9º e do 10º semestre do curso de Direito.

Um dos organizadores das palestras, Hamilton Amoras, membro do TED e da subcomissões de Ensino Jurídico e Orientação Ética, disse que o objetivo dos encontros é “reforçar” o conteúdo de ética nas faculdades e aproximar o tribunal das instituições de ensino. “Nós entendemos, particularmente, que a carga horária da disciplina Ética não atende por completo aquilo que é exigido no Exame da Ordem. Então, gostaríamos de levar todas as informações do Código de Ética do regulamento geral e do Estatuto da Ordem para os alunos”,ressaltou.

Amoras também ressaltou que o estudante de Direito que está no final do curso precisa ter mais conhecimento do conteúdo de ética. “A preocupação da comissão é com a postura do estudante de Direito que será candidato a advogado, pois ele ainda passará pelo o exame da OAB. Ele precisa conhecer a ética na profissão”, ressaltou.

O método didático online, que é adotado nas universidades, foi criticado por Amoras. “Faço uma crítica a respeito de algumas disciplinas que são oferecidas nas universidades, pois a carga horária é muito pequena e o aluno só tem quatro encontros presenciais durante o semestre inteiro”, disse.

Também participa da Comissão que irá ministrar as palestras, o membro do TED  e da subcomissão de Jurisprudência Jonas Cecílio.

Reportagem – Hícaro Teixeira
Foto – Tatielly Diniz
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF