Juliano Costa Couto prestigia inauguração do novo edifício da PCDF

Brasília, 4/6/2013 – Representando o presidente Ibaneis Rocha, o secretário-geral adjunto da OAB/DF, Juliano Costa Couto, prestigiou a inauguração do novo edifício-sede da Direção Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (4/6). Durante a solenidade, 56 novas viaturas foram entregues à Instituição. “É uma importante conquista da sociedade brasiliense no sentido de melhorar os índices da segurança pública do Distrito Federal que hoje afligem os cidadãos”, destacou Juliano.

O novo edifício, que tem um moderno projeto arquitetônico e cerca de 13 mil m², vai abrigar, além da Direção Geral, a Corregedoria de Polícia (CGP), os Departamentos de Administração Geral (DGP), de Atividades Especiais (DEPATE), de Gestão de Pessoas (DAG), de Polícia Circunscricional (DPC), de Polícia Técnica (DPT) e a Divisão de Comunicação (DIVICOM).

O diretor-geral da PCDF, Jorge Xavier, disse que a polícia é uma instituição permanente e que é construída, todos os dias, por todos os policiais. “Este prédio foi idealizado na gestão do Laerte Bessa, iniciado na gestão do Cleber Monteiro, continuado nas gestões do Pedro Cardoso, Marina Alvarenga e Onofre de Moraes e concluído na minha gestão. Assim como esta obra, outras projetos que serão iniciados serão concluídos porque o único objetivo da existência da PCDF é procurar garantir a paz social”.

Policia Civil 04-06-2013 033“É um processo importante de modernização da polícia para combater o crime que todos os dias usa o avanço da tecnologia a seu favor”, disse o presidente do Sindicado dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal (Sindepo-DF), Benito Tiezzi. O evento contou com a presença do governador do DF, Agnelo Queiroz; do vice, Tadeu Filippelli; e do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. Deputados distritais, várias autoridades e servidores da PCDF também prestigiaram a solenidade.

As novas viaturas foram distribuídas para as delegacias circunscricionais e especializadas e também para a Divisão de Operações Especiais (DOE). No mesmo dia foi entregue o Centro Tecnológico da PCDF. O local vai sediar as Divisões de Tecnologia (DITEC), de Telecomunicações (DITEL) e de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Recadastramento

Mais de 143 mil pessoas passaram pelos cartórios e postos da Justiça Eleitoral do Distrito Federal desde 25 de fevereiro último, quando teve início o recadastramento biométrico do eleitorado local, que, nas eleições de 2014, votará já pelo novo sistema de identificação biométrica.

O número engloba eleitores recadastrados, novos eleitores e pedidos de transferências de títulos de outros estados para o DF. Eleitores recadastrados totalizam 122 mil 448 pessoas. Por ser obrigatório, todos os 1.864.186 eleitores do DF deverão realizar o recadastramento biométrico.

Até este momento, 6,54% do eleitorado compareceram a cartórios ou postos eleitorais. Cabe lembrar que o Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a realizar o cadastramento de todo o eleitorado e de uma só vez. Outras unidades o fizeram de forma pontual, em municípios determinados previamente. Por isso, o prazo para comparecimento estende-se até 31 de março do próximo ano.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF