Brasília, 27/11/2013 – A Seccional da OAB do Distrito Federal realizou duas solenidades, nesta quarta-feira (27) ,de entrega de carteiras, nas quais foram recebidos 186 novos advogados. “Me honra muito a advocacia e os 20 anos de profissão. É uma carreira construída com trabalho, dedicação e honestidade. É isso que espero de vocês novos colegas. Vocês vão fazer uma bela carreira na advocacia. Conto com o trabalho de vocês dentro da Ordem”, disse o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, durante a solenidade.
A oradora oficial da primeira turma, Fernanda Dorneles de Oliveira, disse que este dia é um dos momentos mais esperados pelos bacharéis em Direito. “Agora iniciamos um novo ciclo em nossas vidas. Iremos iniciar uma das carreiras profissionais mais bonitas e apaixonantes. Como advogados, os senhores devem ser humanos, solidários, éticos e incansáveis defensores da Justiça. Busquem a justiça social, tendo a consciência de que o Direito é um meio de mitigar desigualdades, como afirma nosso Código de Ética. Certamente, será na Ordem que encontramos amparo nas horas difíceis”.
Muito emocionado, o paraninfo da turma e presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA/DF), Jorge Amaury, contou aos novos colegas que este ano se despede da carreira de magistério. “O compromisso do advogado há de ser sempre com a verdade. Não mintam no processo, a verdade, por pior que seja, permite uma defesa. A mentira será alcançada e punida. Esse compromisso ético no exercício da advocacia é o que vai nos tornar diferentes. Não esqueçam: o advogado não deve se amesquinhar no aviltamento dos seus honorários pessoais”.
Na segunda solenidade, Ibaneis Rocha mencionou o lançamento da campanha de coletas de assinaturas, criado pelo conselho Federal da OAB, para que seja efetuada a apresentação do projeto de lei da Reforma Política. “O objetivo é afastar a participação das empresas dos pleitos eleitorais. Nós sabemos que nenhuma empresa doa dinheiro a candidatos sem ter um interesse privado e isso tem gerado problemas na nossa política”, disse. O presidente da OAB/DF também saudou a senadora Marina Silva (PSB) que estava presente na cerimônia para entregar a carteira a sua filha. “Nós temos a honra de ter a senhora aqui na mesa, senadora, que lutou constantemente por um Brasil melhor”.
A oradora da segunda turma, Rafaela Nascentes Anselmo, comentou as nuances da profissão. “Somos, em razão de tal posição, invioláveis nos limites da lei, por nossas ações e manifestações quando exercitamos nossa profissão”. Rafaela também disse que a ética na profissão é mais que um conjunto de valores e princípios. “Não nos esqueçamos jamais que os limites ao exercício de nossa profissão estão definidos pelo Código de Ética e Disciplina da OAB. Ao sermos éticos devemos indicar conduta, comportamento e forma de agir. Ser ético é agir direito”, clamou.
O paraninfo da segunda turma, o ex-presidente da OAB/DF e conselheiro do CNMP, Esdras Dantas, congratulou os novos advogados que receberam a carteira. “Todos são vitoriosos por terem batalhado durante cinco anos. Sei que ninguém chega a lugar nenhum só – pois tiveram todo o apoio da família de vocês, pais e filhos que são mais importantes”. afirmou.
Reportagem – Tatielly Diniz e Hícaro Teixeira
Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF