Nova realidade do mercado de trabalho encerra ciclo de palestras na OAB/DF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Nova realidade do mercado de trabalho encerra ciclo de palestras na OAB/DF

Brasília, 22/05/2015 – O secretário-geral adjunto da Seccional da OAB/DF, Juliano Costa Couto, encerrou nesta sexta-feira (22) o ciclo de palestras do I Encontro da Jovem Advocacia do Cerrado apresentando os desafios enfrentados pelos jovens advogados que buscam espaço num mercado de trabalho cada vez mais acirrado, consolidar sua imagem e garantir a continuidade da prestação dos serviços com qualidade.

O Brasil reúne, nos dias atuais, um contingente de mais de 800 mil advogados no efetivo exercício da profissão (29.250 somente no Distrito Federal) e 1.200 cursos jurídicos que atraem a cada ano um número cada vez maior de alunos em razão do leque de opções que a carreira oferece. “Isto fez com que o mercado atingisse um nível de concorrência sem precedentes, e, ao mesmo tempo, exigisse uma melhor qualificação do profissional”, observou Juliano.

Segundo ele, além da obstinação, do esforço pessoal e da preparação acadêmica, o jovem advogado de hoje precisa seguir algumas regras básicas que vão desde a apresentação e organização do seu escritório, até cuidados pessoais com aparência e vestimenta. “Em pouco mais de duas décadas, não apenas o perfil do advogado mudou, como também o do cliente, que passou a ser mais exigente”, disse. “A figura do advogado que era indicado por alguém da família praticamente não existe mais.”

Para Juliano Costa Couto, diante dessa nova realidade não basta conquistar o cliente; “é preciso cativar também”, conforme destacou, com atitudes diárias que fazem a diferença, como, por exemplo, preparar relatórios e manter uma contínua comunicação a respeito de temas que direta ou indiretamente afetam o cliente.

Encontro final (2)A seguir, ao encerrar oficialmente o encontro, o vice-presidente da Seccional, Severino Cajazeiras (foto, em primeiro plano), disse que o objetivo de congregar a jovem advocacia dos estados do Centro-Oeste foi plenamente alcançado graças ao empenho dos organizadores. Camilo Noleto, presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, agradeceu a participação e convidou os presentes à festa de confraternização a ser realizada neste sábado (23) na sede do Clube do Advogado. Foi destacado também o trabalho da coordenadora do evento, Marina Gondim.

Além deles, tomaram parte da mesa de encerramento dos trabalhos a secretária-geral da OAB/DF, Daniela Teixeira; o vice-presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Guilherme Souza; o secretário-geral da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Felipe Melo; a secretária-geral adjunta da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Daniele Ramer; o presidente da Comissão do Estudante de Direito, Mauricio Gieseler; a conselheira da OAB/BA, Camila Hernandes; o presidente da OAB Jovem do Paraná, Sabrina Bechí; a vice-presidente da OAB Jovem de Santa Catarina, Clarissa Medeiros Cardoso; e Amaury Andrade, membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF.

Comunicação social – jornalismo

OAB/DF