População e novos advogados têm ponto de apoio na Seccional - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

População e novos advogados têm ponto de apoio na Seccional

Brasília, 9/7/2015 – A população carente do Distrito Federal, que se enquadra na categoria de hipossuficiente, ganhou um ponto de apoio na Seccional da OAB/DF. As novas instalações da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ), que atuará em parceria com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), foram inauguradas nesta quarta-feira (9), na sede da Seccional com vistas ao atendimento daqueles que não têm condições de pagar por um advogado. Servirão, ainda, para o exercício de prática jurídica ao novos advogados.

20150907_faj1A solenidade foi dirigida pelo presidente em exercício da Seccional, Severino Cajazeiras, acompanhado da secretária-geral Daniela Teixeira, do secretário-geral adjunto, Juliano Costa Couto, do diretor-tesoureiro Antonio Alves, do presidente da FAJ, conselheiro Joaquim de Arimathéa, e do sócio fundador do IDP, o ministro do Supremo Tribunal de Federal (STF) Gilmar Mendes.

O presidente da FAJ, Joaquim de Arimathéa, afirmou que as novas instalações visam conceder ao jurisdicionado uma condição digna para resolver seus problemas. “Agradeço todo o apoio da diretoria pela forma que sempre estiveram ao meu lado, desenvolvendo o trabalho sempre em prol do jurisdicionado que é o fim social efetivamente definido para a nossa fundação”.

Severino Cazajeiras enfatizou que propiciar esses locais vai de encontro com a função social da Seccional. “As faculdades formam para a litigância, para a judicialização dos feitos. O IDP está indo ao encontro do novo CPC, que é a mediação, a conciliação. Isso é a nova advocacia. É bem melhor que seja na casa do advogado”.

20150907_fajGilmar Mendes explicou que o ponto do IDP não será apenas um núcleo jurídico, mas também para valorizar as novas formas de solução de conflito. “Nós sabemos que no Brasil temos um fenômeno intenso de judicialização, que nos vemos com um duplo olhar. Um olhar positivo, sinal de que as pessoas acreditam na Justiça. Mas, diante do trânsito em todas as instâncias, também vemos com preocupação”, pontuou.

O evento contou ainda com  presença dos membros da diretoria da FAJ, composta pelo vice-presidente Adriceser Antônio se Ávila, o secretário-geral Wilton Leonardo Marinho Ribeiro, a secretária-geral adjunta Elaine Starling e o diretor-tesoureiro Ítalo Maciel Magalhães. Ainda estiveram presentes os conselheiros Alexande Queiroz, Marcone Guimarães, Fernando Martins, Fernando Assis, Wendel Lemes, Manoel Arruda, Maxmiliam Patriota, Mariana Prado, Renata do Amaral, Carlos Augusto Lima Bezerra, Thais Riedel, Jackson Domenico, além do secretário-geral da Subseção do Paranoá Kendrick Balthazar Xavier.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF