Câmara dos Deputados realiza sessão em homenagem à Advocacia

Brasília, 11/08/2015 – A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (11) sessão de homenagem ao Dia do Advogado, na qual compareceram os presidentes da Seccional da OAB/DF, Ibaneis Rocha, e do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado. A sessão foi proposta pelos deputados Alexandre Baldy (PSDB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF), ambos advogados.

Para Ibaneis Rocha, o 11 de agosto é uma data para ser lembrada ao lado das grandes celebrações às conquistas das liberdades, uma data que inaugura a presença, no ordenamento jurídico brasileiro, do profissional comprometido com os ideais humanistas mais elevados.

“Por essa razão a missão do advogado excede os limites do atendimento ao cliente”, disse. “Ele está necessariamente engajado com tudo que se refira às aspirações e direitos da sociedade. Sem o advogado não há liberdade, e sem liberdade não há justiça, e sem justiça não há democracia. Esta homenagem da Câmara reflete esse reconhecimento”.

Segundo o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius, deve ser lembrada a luta da entidade no processo de redemocratização do país e a contribuição da advocacia nos trabalhos da Constituição de 1988. “Essa contribuição é responsável pelo maior período de estabilidade institucional do Brasil, é o elo que nos une”, disse. “Por isso, sempre repito: o partido político da OAB é a Constituição da República. E a nossa ideologia é o Estado democrático de Direito”.

O deputado Rogério Rosso destacou o seu orgulho em pertencer à classe. “O advogado é o guardião e um dos pilares do Estado democrático de Direito”, afirmou. Alexandre Baldy, por sua vez, lembrou que a advocacia é uma das mais belas profissões que existem. “A advocacia garante a liberdade, a igualdade e o direito do cidadão. Parabéns advogados, sem vocês a democracia seria incompleta”, afirmou.

Presentes à sessão estavam o vice-presidente Severino Cajazeiras; a secretária-geral Daniela Teixeira; o secretário-geral Juliano Costa Couto; o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz; o presidente da OAB/GO, Enil Henrique de Souza Filho, além de conselheiros federais e seccionais, advogados públicos, e magistrados oriundos do Quinto Constitucional da advocacia.

Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF