Seccional promove atendimento jurídico gratuito na Rodoviária do Plano Piloto

Brasília, 04/05/2016 – Em comemoração ao Dia do Trabalhador, cidadãos que passaram pela Rodoviária do Plano Piloto nesta quarta-feira (4) tiveram a oportunidade de serem atendidos gratuitamente por advogados da OAB do Distrito Federal. No Dia da Cidadania realizado pela Seccional, foram realizados atendimentos voltados para áreas trabalhista, previdenciária, do consumidor, de direitos humanos, da família e criminal.

Para a presidente da Comissão de Seguridade Social e coordenadora do evento, Thaís Riedel, o atendimento teve o objetivo de realizar um papel social e se aproximar da população. “O intuito da OAB é exatamente cumprir a nossa missão social de orientação à população. Além disso, estar mais próximo das pessoas, orientando sobre seus direitos, promovendo conscientização e garantindo maior cidadania”.

rodoviaria3O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, também salientou o papel social da Ordem e elogiou a atuação voluntária dos advogados. “Tivemos um evento maravilhoso. Fico muito orgulhoso em poder contar com a força de trabalho dos advogados em prol da sociedade. É a contrapartida social da nossa atividade”.

O evento, que contou com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAA/DF), é uma ação conjunta das seguintes comissões: Seguridade Social, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direitos Humanos, Direito de Famílias e Ciências Criminais.

rodoviaria4A vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, também esteve na ação e realizou atendimentos voltados para o Direito do Consumidor.

O desempregado Eirfo Rocha, 54 anos, saiu satisfeito do atendimento. Após sofrer um acidente doméstico alguns meses depois de ser demitido da empresa que trabalhava, teve o pedido de auxílio-doença negado com a justificativa de que seu prazo de concessão havia expirado. No entanto, foi informado pelos advogados que ainda caberia recurso.

“Os peritos foram lá no hospital, me viram internado. Eu estava aguardando a cirurgia. Foi em uma época em que os médicos estavam em greve e eu passei dois meses e cinco dias aguardando a cirurgia. No final eles disseram que o prazo para requerer o benefício tinha encerrado há três dias. Pelas orientações que recebi aqui, eu tenho direito sim e vou recorrer. Sempre trabalhei de carteira assinada”, ressaltou.

rodoviaria2Para Gercina de Melo, essa foi a oportunidade de se informar sobre o inventário do irmão falecido. “Graças a Deus tiraram minhas dúvidas e me deram, inclusive, mais uma dica. Esse atendimento é muito bom. Muitas vezes a gente fica sem saber onde procurar um advogado que entenda do nosso caso. Foi muito bom passar hoje por aqui”.

 

Comunicação Social – Jornalismo
Fotos: Valter Zica
OAB/DF