Em palestra na Seccional, Eugenio Zaffaroni fala sobre Desafios do Sistema Penal na América Latina - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Em palestra na Seccional, Eugenio Zaffaroni fala sobre Desafios do Sistema Penal na América Latina

Brasília, 07/06/2016 – A OAB/DF sediou, na noite da última segunda-feira (6), mais uma etapa do Ciclo de Palestras Grandes Autores. Em um auditório lotado por juristas, advogados e estudantes de Direito, o juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos Eugenio Raul Zaffaroni discorreu sobre os “Desafios do Sistema Penal na América Latina”.

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, fez a abertura do evento e elogiou a trajetória profissional do palestrante. “É um jurista que dispensa apresentações pelo seu extenso e conhecido histórico jurídico. O maior criminalista em atividade. A densidade das ideias do juiz Zaffaroni nos mostra o quanto ainda temos que aprender sobre o tema”.

Zaffaroni2Durante a palestra, o juiz falou, entre outros aspectos, sobre as desigualdades como um dos principais fatores que marcam negativamente a sociedade e ressaltou que o “Direito Penal, em geral, é construído com base na teoria idealista de conhecimento”. Zaffaroni é ex-ministro da Suprema Corte Argentina e considerado um dos mais renomados juristas do continente, sendo autor de diversas obras sobre temas como Direito Penal e estruturas judiciais. Já ocupou diversos cargos dentro do Judiciário, tanto na Argentina quanto em organizações internacionais.

O diretor da ESA/DF, Rodrigo Becker, lembrou que o evento foi possível graças a uma parceria que contou com a colaboração do Departamento Internacional da Advocacia-Geral da União. Becker também ressaltou o compromisso da Escola Superior de Advocacia da Seccional com o ciclo de palestras. “É uma oportunidade única que a OAB/DF tem o privilégio de trazer para todos. Traremos sempre renomados autores para que toda comunidade jurídica do DF tenha o prazer de ouvi-los. Essa foi uma excelente aula magna”.

O evento também contou com a parceria do Conselho Federal da OAB, da Escola Nacional de Advocacia (ENA), da Escola Superior de Advocacia (ESA) do DF e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF). Ao final do evento, a ESA sorteou cinco bolsas de estudos entre os presentes na palestra.

zaffaroni5Além do palestrante, fizeram parte da composição da mesa o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto; o secretário-geral adjunto da OAB/DF, Cleber Lopes; o presidente da CAA/DF e coordenador Nacional das Caixas de Assistência, Ricardo Peres; o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Gerardo Grossi; o procurador-geral da União, Rodrigo Becker; o Conselheiro federal do Mato Grosso do Sul, Alexandre Motovani; a conselheira federal do Piauí, Cláudia Paranaguá; a conselheira federal de Pernambuco, Adriana Rocha; o conselheiro da Seccional do DF, Cleider Fernandes; o conselheiro e procurador especial de Direito Tributário da OAB/DF, Manoel Arruda; o conselheiro e presidente da Comissão dos Advogados Integrantes dos Núcleos de Práticas Jurídicas da OAB/DF, Thiago Machado; o conselheiro e procurador-geral de Prerrogativas, Wendel Lemes; o conselheiro da Seccional, Divaldo Theófilo Netto; membro do Conselho Consultivo da Escola Nacional da Advocacia (ENA), Cristina Silvia; o membro consultivo da ENA, Luiz Cláudio Alves Pereira; o membro do Conselho Consultivo da ENA, Eduardo Lemos Barbosa; o advogado Wilton Leonardo Marinho, o ex-conselheiro da OAB/DF; Cezar Roberto Bittencourt, advogado e doutrinador; e a advogada Nereida Del’águia, do Departamento Internacional da Advocacia-Geral da União .

Comunicação Social – Jornalismo OAB/DF
Fotos: Valter Zica