OAB/DF acompanha greve dos agentes penitenciários

papudaA Seccional do Distrito Federal está acompanhando o movimento grevista dos agentes penitenciários do Distrito Federal junto ao Governo do DF (GDF) no intuito de resguardar as prerrogativas dos advogados. O Sindicato dos Agentes de Atividade Penitenciária do DF (Sindpen/DF) convocou assembleia para esta terça-feira (11), com vistas a deflagrar movimento de greve. No entanto, a Comissão de Prerrogativas da OAB/DF tem recebido contatos de advogados que relatam ter sofrido restrições nas unidades prisionais do DF nesta segunda-feira (10).

“A equipe de Prerrogativas da OAB/DF, atenta a paralisação do Sistema Prisional movida pelos grevistas do Sindpen, observada as garantias constitucionais, estará atuando em busca da preservação dos direitos e prerrogativas dos advogados e da sociedade brasilense”, ressaltou a advogada Ana Ruas, procuradora de Prerrogativas.

Em que pese o reconhecimento do legítimo direito do exercício de greve, os diretores da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF já estão em diálogo com os envolvidos. O objetivo é que os atendimentos urgentes não sejam prejudicados e no sentido de que haja garantia mínima da manutenção de serviços essenciais à atividade profissional dos advogados e de imensa necessidade para os jurisdicionados.

A diretoria da OAB e a Comissão de Prerrogativas se reunirão com o Sindpen nesta terça-feira (11), na sede da Seccional, às 17h30, para tratar do tema. Segundo a categoria, seria preciso contratar pelo menos 500 novos agentes para garantir a sobrevivência do sistema penitenciário até 2018. Ainda segundo os agentes, embora tivesse se comprometido a contratar mais profissionais, até o momento não houve contratações.