Comprometimento com carreira é destaque entrega de carteiras

A Seccional da OAB do Distrito Federal realizou, nesta terça-feira (11), o ato solene de entrega de carteiras. Durante a cerimônia, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, ressaltou a necessidade do comprometimento por parte daqueles que desejam obter um futuro promissor na carreira jurídica.

entrega de carteiras 11-10-2016 059O presidente disse ainda que não existe receita para ser um exímio advogado, mas, sim, características que fazem o profissional se destacar no mercado de trabalho. Costa Couto esclareceu que um bom advogado deve se dedicar ao estudo, além de ter dedicação e lealdade para com o seu cliente. “Tratar o seu cliente com lealdade é essencial. Nunca se deve faltar com a verdade”, disse Costa Couto ao completar que “a mentira tem sim perna curta. A lealdade com o cliente, inclusive na derrota, é o que persevera e o que torna concreta a advocacia”.

O paraninfo da turma, Ivo Teixeira Gico Júnior, doutor em Direito e especialista em Processo Civil, ressaltou a responsabilidade moral que o advogado tem com a sociedade. “Fato é que a partir de hoje vocês fazem parte de um grupo diferente. Eu diria que a sua maior responsabilidade é para com a sociedade e para com a verdade. A sociedade vê o advogado como conselheiro”, afirmou o paraninfo.

Em seu discurso, o orador da turma, Lucas Whately Villas Boas Silva, destacou que o novo contexto da advocacia faz parte de um mundo globalizado, imediatista e ansioso por resultados. Portanto deve-se ter um domínio multidisciplinar para solucionar conflitos. “Explorem os meios alternativos de resolução de conflitos. Façam da arbitragem, da conciliação e da mediação sua principal fonte de trabalho. Exerçam, também, a célere advocacia preventiva, viabilizando e propondo acordos”, disse o orador.

entrega de carteiras 11-10-2016 024Além do presidente da OAB/DF e do paraninfo, também estavam presentes no evento o secretário-geral, Jacques Veloso; o secretário-geral adjunto, Cleber Lopes de Oliveira; o secretário-geral da CAA/DF, Maximillian Patriota; a diretora da CAA/DF, Daniela Ferretto Caetano; o conselheiro Federal, Severino Cajazeiras; o presidente da Comissão dos Advogados Integrantes das Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista Federais, Og Pereira de Souza; o presidente da Comissão de Sustentabilidade, Rodrigo Figueiredo;o vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Fernando de Assis Bontempo; o vice-presidente da Comissão de Direito Empresarial, João Paulo Amaral Rodrigues e o procurador geral de Prerrogativas, Wendel Lemes de Faria.

entrega de carteiras 11-10-2016 034Entrevista com o orador Lucas Whately Villas Boas Silva:
Porque você escolheu fazer direito?
Escolhi fazer Direito para pode ajudar as pessoas. Acho que a parte negocial da advocacia é muito importante. Então, quanto mais a gente puder atuar nesta fase para poder ajudar os outros, melhor. Sou o primeiro da minha família a ingressar no Direito. Eu escolhi o Direito de coração. Sempre gostei desta área, sempre achei necessário ter esta parte. Saber manobrar os problemas dos outros, conseguir manusear os conflitos trazidos, para gente é muito importante.

Onde você se vê daqui a dez anos?
Eu me vejo realizado na advocacia. Não penso em fazer concurso público. Talvez um dia abra um escritório, isso o tempo vai dizer.

Qual o papel da Ordem dos Advogados na sua formação?
O papel da Ordem na minha formação, principalmente com esta nova presidência do Dr. Juliano Costa Couto, é muito importante porque ele tenta abrigar ao máximo o advogado. Ele tenta trazer o advogado jovem para perto da Ordem. Então acredito que vai ser muito importante ter a Ordem como aliada na nossa carreira.

Veja o álbum de fotos da solenidade.