Seccional promove I Networking de 2016

O Escritório Modelo da OAB/DF promoveu, na última quarta-feira (26), o I Networking de 2016. Ao todo, 60 advogados estiveram presentes e se apresentaram para 13 escritórios que se inscreveram no evento. Na abertura do Networking, o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, falou sobre a importância do projeto aos advogados que buscam por uma oportunidade e que, muitas vezes, não sabem por onde começar.

Networking3“Criamos um canal para permitir que advogados dialoguem com os escritórios. O objetivo aqui é criar oportunidades. Esta inserção no mercado de trabalho é algo que me é muito caro. Eu venho de uma família que não tem advogados e sei da luta que é conseguir uma colocação”, ressaltou Costa Couto. O evento foi realizado na sede do Conselho Federal da OAB.

O projeto, pioneiro da Seccional, tem o objetivo de criar relacionamentos estratégicos entre escritórios e profissionais da advocacia, além de oportunizar trocas de experiências e colocação profissional aos jovens advogados. O presidente lembrou a história da jovem advogada Beliza Brandão, que participou do Networking há cerca de um ano e foi contratada pelo escritório Ribeiro & Braga Advogadas Associadas, onde atua até hoje. Beliza participou desta edição do Networking como representante do escritório, ao lado da sócia Elisabeth Ribeiro, realizando entrevistas.

Networking2O coordenador do Escritório Modelo, Hamilton Amoras, organizador do evento junto com a coordenadora da OAB Estágio, Maysa Amaral, ressaltou seu orgulho e satisfação em estar à frente do Escritório Modelo auxiliando os advogados do Distrito Federal. “Aqui a gente aproxima os interessados, escritórios e advogados. Nós temos a preocupação de colocação do profissional no mercado de trabalho, de dar orientações jurídicas e esclarecer a respeito da montagem do escritório unipessoal ou coletivo”.

Para Maysa, a oportunidade é importante tanto para o advogado quanto para o escritório. “Os escritórios já estão aqui preparados para os currículos que receberão e os advogados não vão simplesmente bater na porta sem nenhuma perspectiva. Esse link que a gente faz gera segurança para o escritório. Para o advogado iniciante, existe toda uma dificuldade por não saber, muitas vezes, por onde começar”, destacou.

escritório modelo6A advogada Phabiola de Jesus Alves, que havia recebido a carteira da Ordem há dois dias do Networking, destacou o projeto como uma ferramenta facilitadora. “O mercado de trabalho está muito difícil. A gente, que acaba de iniciar na profissão, quer conhecer os escritórios que estão contratando e não sabe por onde começar. Essa iniciativa ajuda bastante”, afirmou.

Presente no evento, o presidente do Conselho Jovem da Seccional, Camilo Noleto, que também analisou currículos e fez entrevistas pelo escritório Camilo Noleto Advogados Associados, lembrou a importância da busca continua por aprendizados e falou sobre a importância de estar atento às parcerias. “Busquem sempre atualizações. Quando houver ofertas em escritórios também se coloquem como parceiros”.

Networking1O presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Santana, afirmou que o Networking é um dos principais projetos da Seccional para os jovens advogados. “Além de oportunizar contatos com escritórios para uma possível contratação, o projeto proporciona o contato entre colegas. Eu já vi parcerias e sociedades nascerem destes eventos”, disse.

A advogada Neli Rosa, 34 anos, que veio de Natal (RN) para Brasília há três anos, estava radiante com o projeto. “É um evento maravilhoso. Eu nunca vi isso lá no Rio Grande do Norte. Tenho amigas que já foram advogadas em outros estados e nunca viram ou tiveram um evento de inclusão como esse. É uma assistência muito boa, que abraça o advogado que está iniciando e o advogado que é de fora, que não conhece ninguém e nem os escritórios”.

networking4Ao final do evento, a presidente da Comissão Especial de Mediação, Elisabeth Ribeiro, sorteou duas bolsas para um curso de 80 horas sobre Mediação Judicial, que visa o preparo e a formação de mediadores. O curso é resultado de uma parceria, intermediada pela Comissão, firmada com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), com aulas na sede da OAB/DF.

Os escritórios que participaram do evento foram: Adilson de Lizio Advogados Associados, Nelson Willians, Thompson Flores Advogados Associados, Magalhães e Mamede, Leão Advogados, Domenico Advogados, Ribeiro & Braga Advogadas Associadas, Sampaio Pinto Associados Advocacia e Consultoria, Costa e Silva Consultoria Jurídica, Advocacia Daniela Teixeira, Camilo Noleto Advogados Associados, Ferretto Caetano Advogados Associados e o escritório Oliveira Souza Advogados.