Direitos Humanos são destaque em entrega de carteiras

Na entrega de carteiras realizada na tarde dessa quarta-feira (21), o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, enfatizou a importância da conduta ética no exercício da advocacia e ainda defendeu o direito de ampla defesa para todos os cidadãos. Costa Couto lembrou a importância dos advogados participarem da Casa e convidou a todos a se fazerem presentes em todas as atividades oferecidas pela Seccional. “Pense o que vocês podem fazer pela categoria da advocacia e pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal”, completou.

Anna Paula Vieira Maciel, oradora da turma, apontou que os novos advogados carregam a responsabilidade de manter a imagem da advocacia e representam a voz que pode ser ouvida pelos julgadores e que garantirão a todos um devido processo legal. Para ela, os advogados são ferramentas intrínsecas à manutenção e efetivação dos direitos humanos. “Somos os defensores das obrigações, das empresas, das famílias, dos cidadãos, e hoje, deixamos de ser meros expectadores das desmazelas da sociedade, adquirimos o direito de esbravejar contra injustiças que nos atormentam diariamente”, afirmou.

O paraninfo, Celso Lemos, defendeu o Direito enquanto ciência. “Tenho a esperança de que cada um dos senhores, no ambiente privado ou público, possam realmente ter como norte a ideia inarredável de que a ciência do Direito há de prevalecer, independentemente dos termômetros da moral regional, dos termômetros da moral do dia, enfim, de todas essas anomalias” disse ao completar que “esses problemas crônicos da nossa sociedade não lavados a jato, com o perdão do trocadilho. São faxináveis, são de alguma forma operáveis pela ciência do Direito e pela sua evolução em cada gesto, em cada dia, em cada conduta profissional”.

Compuseram a mesa de solenidade o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto; o advogado Celso Lemos; o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o secretário-geral adjunto da OAB/DF, Cleber Lopes; o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves; o conselheiro federal Severino Cajazeiras; o presidente da Subseção de Ceilândia, Edmilson Francisco de Menezes; o presidente da Subseção de Taguatinga, Lairson Bueno; as conselheiras, Renata Viana e Indira Quaresma; o diretor-tesoureiro da Subseção do Núcleo Bandeirante, Gilberto Tiago Nogueira; o vice-presidente da Subseção do Paranoá, Valcides Jose Rodrigues de Sousa; o presidente, Márcio Oliveira, e o secretário-geral adjunto, Valdir Miranda, da Subseção de Sobradinho; o advogado, Neisser Oliveira Freitas.