Vice-presidente da OAB/DF será agraciada pela Câmara dos Deputados - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Vice-presidente da OAB/DF será agraciada pela Câmara dos Deputados

A vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, foi escolhida em primeiro lugar na lista de homenageadas com o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira Queirós neste ano. O prêmio, da Câmara dos Deputados, é destinado a agraciar mulheres que, no país, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. A cerimônia solene de entrega do Diploma ocorrerá em 26 de outubro.

Com Daniela Teixeira, ainda receberão o prêmio Marina Kroeff, Maria Gabriela Manssur, Elza Soares e Raimunda Gomes. Daniela será agraciada por sua luta pelos direitos das advogadas e contra a violência doméstica. “Receber este prêmio é o reconhecimento máximo do parlamento brasileiro de que nossa luta pelas mulheres é digna, é relevante e não pode jamais ser relevada. Obrigada a cada uma das mulheres que caminham comigo em busca de mais cidadania para as mulheres e, em especial, as advogadas”.

Durante a solenidade de abertura da IX Conferência da Advocacia do Distrito Federal, na noite de quarta-feira (20), o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, fez questão de cumprimentar Daniela pela homenagem. A conselheira federal Carolina Petrarca entregou um buquê, simbolizando toda a admiração da advocacia. A vice-presidente foi aplaudida de pé pelo auditório lotado e cumprimentada pelo presidente da OAB nacional, Claudio Lamachia; o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto e demais membros da mesa.

O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós foi criado por meio da resolução 3/03. Com a constituição da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER), a indicação dos agraciados para o Diploma Carlota Pereira de Queirós passou a ser competência da referida Comissão.

A Câmara já agraciou trinta mulheres, premiando cinco indicadas a cada ano, em 2004, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2016.