Falar da história da Seccional é também lembrar da cidadania. Hoje, 25 de maio, comemoramos 58 anos de história e luta em prol da advocacia e, principalmente, da sociedade. Inauguramos a sede da OAB do Distrito Federal quase ao mesmo tempo em que nascia Brasília. E nesses quase 60 anos de história, brigamos muito pelas garantias fundamentais e pela defesa das liberdades.
Uma Ordem que lutou pelas eleições diretas, contra o Golpe Militar no País e pelo restabelecimento da Democracia, tem cobrado dos governantes o bom uso do dinheiro público em prol de ações. Isso só aumenta a responsabilidade da OAB e da advocacia como representantes da sociedade civil inscrita na Constituição Federal.
Em meio a tantas mudanças no país e diante da total insatisfação dos brasileiros, clamamos por mais consciência eleitoral. É por meio do seu voto, eleitor, que o Brasil tem a chance de mudar. Não adianta reclamar das mazelas que todos vivemos, se não fizermos nossa parte.
Quando elevarmos a máxima Vox populi Vox Dei – a voz do povo é a voz de Deus – daremos o primeiro passo rumo à mudança de nosso cenário político.
Um eleitor consciente deve analisar as propostas de seu candidato (a), os debates e o posicionamento dele (a) diante dos problemas da cidade e do país, o comportamento de seu partido político, pois ele sofrerá influência, e se unir a outros eleitores em reuniões para debater problemas e soluções.
O voto tem um poder único na construção da cidadania. Lembre-se dele também após as eleições, quando os eleitos colocarão realmente em prática aquilo que prometeram. A nós, cidadãos, cabe fiscalizar e reclamar pela boa aplicação do dinheiro público.
A Ordem é plural e aberta e, com muito orgulho e honra, assim se manterá, andando de mãos dadas com a sociedade e com a aguerrida e talentosa advocacia do DF.
A Diretoria
Juliano Costa Couto
Presidente da OAB/DF
Daniela Teixeira
Vice-presidente da OAB/DF
Jacques Veloso
Secretário-geral da OAB/DF
Cleber Lopes
Secretário-geral adjunto da OAB/DF
Antonio Alves
Diretor-tesoureiro da OAB/DF