Chegou ao fim mais uma campanha do agasalho promovida pela OAB/DF para beneficiar pessoas carentes. Foram arrecadadas e doadas 4.127 peças a famílias, jovens, crianças e idosos de entidades beneficentes. A coordenadora da campanha, Elaine Starling, explica que a campanha deste ano foi diferente das anteriores atingindo, pela primeira vez, as 10 cidades em que a Seccional tem Subseção.
“Mudamos o modelo antigo para que todas as Subseções pudessem participar. Cada Presidente indicou uma instituição na sua própria cidade seguindo alguns critérios quanto à escolha do local como: não poder utilizar as doações para bazar; que as doações fossem entregues diretamente para as pessoas em situação de rua; as instituições beneficiadas não poderiam ter qualquer vínculo político. Com isto, houve uma mobilização entre todos os Presidentes e Diretorias das Subseções com muita união e solidariedade entre si”, conta.
O Presidente da Subseção de Samambaia, José Antonio Gonçalves de Carvalho, aprovou a participação efetiva das Subseções no projeto. “A campanha do agasalho foi fundamental para nossa região, pois atendeu as necessida des das pessoas, especialmente daquelas regiões mais carentes de Samambaia.Contemplamos pessoas de comunidades que não têm absolutamente nada. Demos apoio a essas famílias necessitadas que são esquecidas pelo Estado”, disse.
Ponto de vista compartilhado pelo Presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Santos de Andrade. “A campanha do agasalho promovida anualmente pela OAB/DF visa beneficiar a sociedade como um todo. É muito satisfatório para o advogado contribuir para o bem da sociedade atingindo um papel social de cidadania”.
Dalton Ribeiro Neves, Presidente da Subseção de Planaltina, ressalta que “a campanha do agasalho evidencia a essência das funções constitucionais da instituição OAB. Quando a campanha passou por Planaltina, além de ajudarmos centenas de pessoas carentes, a gente demonstrou que a nossa instituição se preocupa com os anseios da sociedade”.
A coordenadora da campanha afirma que a parceria da OAB/DF com outras instituições foi um sucesso. “Outra mudança foi a abertura da campanha para parcerias com o Colégio Mackenzie, Faculdade Mackenzie, Enfoco Concursos, Tecar Renault, Pepe Nero Ristorante e Pizzeria, Centro Universitário UniProjeção, Supermercado Pra Você, Luz do Cerrado, Fael Vanta Education, Liberty Seguros e Associação de Professores de Língua Estrangeira de Sobradinho, que também contribuíram e foram referências como pontos de arrecadação”, pontua. “Contei com o apoio incondicional do Presidente Juliano Costa Couto para realizar este novo modelo da campanha do agasalho”, acrescenta.
Elaine Starling adianta que a campanha do agasalho 2019 vai começar mais cedo. “Para o ano que vem, além de começarmos a campanha no início do ano, pretendemos promover uma competição entre as Subseções e entre as Comissões da Seccional e premiar quem mais arrecadar, bem como premiar e destacar os parceiros que mais doarem para a campanha”.
Agradecimentos – “Agradeço os funcionários da Ordem; agradeço os advogados voluntários; as pessoas voluntárias que souberam da campanha e fizeram sua doação na Ordem; agradeço os Conselheiros da Ordem pela importante contribuição; agradeço cada Presidente de Subseção e suas respectivas Diretorias e os Diretores da Ordem na pessoa do Presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto; agradeço todos os nossos parceiros e todas as empresas que abraçaram esta causa; agradeço a todos que se doaram com seu tempo e/ou contribuíram com tanto carinho e amor ao próximo”, ressalta a coordenadora da campanha do agasalho.
“A campanha do agasalho da Ordem é um serviço social prestado de forma voluntária para ajudar aos mais necessitados. Esta campanha é um ato humanitário porque atinge o princípio da dignidade da pessoa humana, e consequentemente, trata-se de um gesto de amor ao próximo. Deixo aqui meu especial agradecimento aos Presidentes das Subseções do Gama, Amaury Andrade; de Taguatinga, Andressa Pelissari e Thiago Januário; de Planaltina, Dalton Ribeiro Neves; de Ceilândia, Edmilson Francisco de Menezes; do Paranoá, Humberto Pires; de Samambaia, Jose Antônio Carvalho; de Brazlândia, José Dias; de Sobradinho, Márcio de Souza Oliveira; do Núcleo Bandeirante, Sebastião Duque; de São Sebastião, Valcides Rodrigues de Sousa; e aos nossos Parceiros Flacilio, da escola e Faculdade Mackenzie; Maria, do UniProjeção; Enfoco; Matteo, do Restaurante Pepe; Nero, da Tecar Renault; e Supermercado Pra Você”, finaliza Elaine Starling.
O Presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, celebra o sucesso de mais uma edição da campanha do agasalho. “A OAB/DF, como instituição, atua em prol de toda a sociedade. A campanha do agasalho é prova disso. Ano após ano aumentamos o volume das doações, beneficiando cada vez mais pessoas carentes. Estou muito feliz com a participação dos advogados que, cada vez mais, demonstram terem abraçado a causa”.
Faculdade Prebisteriana Mackenzie Brasília; Colégio Prebisteriano Mackenzie Brasília – Internacional; Enfoco Concursos; Tecar Renault; Pepe Nero Ristorante e Pizzeria; Centro Universitário UniProjeção; Supermercado Pra Você; Luz do Cerrado; Fael Vanta Education; Liberty Seguros; Associação de Professores de Língua Estrangeira de Sobradinho.