OAB/DF promove 1º Seminário de Liberdade Religiosa

Mais de cem inscritos participam do 1º Seminário de Liberdade Religiosa da OAB/DF, nesta quinta-feira (25), na Unieuro Asa Sul. A abertura do evento foi feita pelo professor da instituição Nidi Bueno. “Debater a liberdade religiosa é de suma importância neste momento em a polarização está em clara evidência. Montesquieu já afirmava há séculos que só o poder pode deter o poder. Sendo assim, vamos dividir o poder. É o que Montesquieu chama de pesos e contrapesos. Isso é a democracia. E é isso o que vamos fazer aqui. Debater a democracia, a liberdade de expressão, as diversidades. Hoje é um dia muito especial. Agradeço por essa parceria honrosa com a OAB/DF, entidade representativa das instituições deste país”, disse.

O presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da Seccional, Laerte de Queiroz, comemorou a parceria com a universidade. “Vivemos tempos de luta, de dificuldade, de reflexão. Nós acreditamos que a liberdade religiosa é um tema sensível, que merece atenção da sociedade. Estou muito realizado em estar aqui hoje, na Unieuro, debatendo assunto tão importante para a sociedade brasileira”, pontuou.

O conselheiro Federal e presidente da Comissão Especial de Liberdade Religiosa do Conselho Federal da OAB, Felix Angelo Palazzo, agradeceu a presença de todos e destacou que “debater essa temática está na ordem do dia. É uma honra para mim estar aqui participando deste evento de suma importância para todos nós”.

“Nosso agradecimento especial a todos os que estão aqui dispostos a debater os assuntos propostos para este seminário. Desejo a todos um bom dia de discussões e que os debates sejam muito proveitosos”, disse o reitor da Unieuro, Edson Luiz Zangrando.

O 1º Seminário de Liberdade Religiosa da OAB/DF será dividido em duas etapas. Pela manhã, os participantes acompanharão palestras sobre os temas “Liberdade Religiosa e Direitos Humanos” e “Imunidade Tributária das Igrejas”. À noite, mais três palestras: “Símbolos Religiosos nos Espaços Públicos”; “O Pensamento Religioso na Disputa Política”; e “Direito e Religião: Paradoxos e Possibilidades”. Os participantes do evento receberão certificados de 7 horas/aula.