A seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) fez, nesta quinta-feira (30/5), a primeira entrega de carteira de advogado por meio de videoconferência. De Coimbra, em Portugal, o bacharel em Direito Vítor Miranda Tauffer Padilha fez o juramento que marca o ingresso na advocacia.
A carteira de advogado foi entregue a seus pais, que acompanharam a cerimônia virtual na sede da seccional, na 516 Norte. “Fiquei muito feliz com a iniciativa, que mostra a modernização da OAB/DF”, disse o jovem, que está cursando o mestrado.
O rito de ingresso na advocacia foi conduzido pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, em sua sala. “O ato é um passo importante para a modernização dos nossos processos”, comentou. “A tecnologia nos permite hoje ações improváveis há alguns anos. Temos de estar atentos a isso. A OAB/DF precisa caminhar junto com a nova advocacia”, completou.
Desafio
Modernizar os processos de trabalho é uma das metas da atual gestão, ao lado das ações voltadas para a jovem advocacia, entre as quais está a redução da anuidade. Desde o início do ano, todas as portarias e demais atos passaram a ser publicados no Diário Eletrônico e a OAB/DF está digitalizando seus processos para facilitar a vida do advogado, dar mais rapidez e reduzir os custos com papel. Na Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal, o processo passou a ser 100% digital já nos primeiros 90 dias deste ano.