Espetáculo teatral resgata a história da primeira deputada estadual negra do Brasil - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Espetáculo teatral resgata a história da primeira deputada estadual negra do Brasil

Em homenagem à primeira mulher negra eleita deputada estadual no Brasil, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da Subseção do Gama e Santa Maria, apresentou na última quarta-feira (13/09) a peça teatral “Antonieta de Barros: uma história que não nos contaram”.

O espetáculo, organizado e apresentado pela Comissão de Igualdade Racial da Subseção do Gama e Santa Maria, conta a história de Antonieta de Barros, uma importante figura histórica brasileira conhecida por ser a  primeira mulher negra a se tornar deputada estadual no Brasil, a primeira deputada mulher na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e a primeira representante feminina negra no Poder Legislativo da América Latina. 

Ela assumiu seu mandato na primeira Legislatura (1935-1937) após uma eleição em 1934, quando as mulheres brasileiras puderam votar e serem votadas pela primeira vez. Antonieta foi ainda Constituinte em 1935 e desempenhou um papel importante como Relatora dos capítulos de Educação e Cultura e Funcionalismo.

Antonieta de Barros permaneceu como uma figura única na política catarinense, sendo a única mulher no Parlamento Estadual durante seu mandato. Seu impacto e conquistas abriram caminho para futuras lideranças negras e femininas na política brasileira, e sua memória é lembrada como um marco importante na história do país.

Segundo a presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Graciela Slongo, “o espetáculo apresentado escancara uma realidade triste que ainda está presente: o apagamento da história dos negros em nosso país. Que estejamos juntos na caminhada para expandir o antirracismo.”

Por sua vez, o presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção do Gama e Santa Maria, João Sousa, destacou que o evento foi um “momento ímpar e de muita relevância para a comissão do Gama e Santa Maria, e também, para educadores da rede pública de ensino do Gama. Foi marcado inclusive por troca de conhecimentos e a apresentação de oito experiências exitosas já vivenciadas em escolas da cidade, as quais desejam servir de inspiração a toda a rede de ensino público no ensino da cultura afro aos seus alunos,” disse.

Ficha técnica da peça:

Roteirista – Múria Antunes

Elenco: Múria Antunes, Alessandra Lopes, Julya Lopes e Julio Silva.

Direção – Suellen Santos

Narração – João Souza.

Sonoplastia – Guilherme Souza (Guinavoz) e Jhean Souza.

Cenário – Jhean Souza e Marcleide Araújo.

Colaboração – Allan Barboza.

Veja as fotos do espetáculo.

Comunicação OAB/DF — Jornalismo