Abertura da X Semana do Programa Pela Paz em Casa - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Abertura da X Semana do Programa Pela Paz em Casa

Dando seguimento ao Programa Nacional da Justiça pela Paz em Casa, nesta segunda-feira (5) houve a abertura da décima edição no auditório da Casa da Mulher Brasileira, com a participação dos órgãos apoiadores e a assinatura do convênio ao movimento He for She – eles por elas – da ONU Mulheres.

A semana pela Paz em Casa é um programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que teve iniciativa por parte da ministra Carmem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal e também presidente do CNJ. Nesta semana é feito um mutirão para desafogar o sistema judiciário ligado a processos nos lares familiares.

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, Daniela Teixeira, destacou a parceria da Seccional nesta campanha. “Hoje começamos os trabalhos do mês da Mulher de forma muito significativa: combatendo a violência doméstica. Participaremos do mutirão de audiências na vara de Planaltina com 40 advogados voluntários durante 10 dias”.

O desembargador e vice presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), J. J. Costa Carvalho, celebrou o trabalho que é realizado pela OAB/DF na Semana da Paz no Lar. “Todos os parceiros que estão conosco nessa semana concentram todo o seu empenho para alcançar êxito maior, e a OAB/DF tem feito sua parte nesta semana.”

O juiz de violência doméstica contra a mulher do Núcleo Bandeirante, Ben-Hur Viza, explica que a violência contra a mulher as vezes é invisível, acontece dentro de quatro paredes e o projeto é uma maneira de dar visibilidade a esses atos. “Essa parceria de TJDFT com a OAB é essencial na proteção da mulher e é um momento de valorizar mais a participação da mulher. Está na hora da mulher assumir postos de vanguarda para que se tenha uma consciência maior da importância do trabalho que a mulher realiza”.

  Houve também na cerimônia de abertura da Semana pela Paz em Casa a assinatura do convênio firmado com o movimento He for She – eles por elas – pela ONU Mulheres e a Casa da Mulher Brasileira. O movimento promove uma visão compartilhada de que a igualdade de gênero é uma questão de justiça a benefício para todos os seres humanos.

Compuseram a mesa de abertura a vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira; o desembargador e presidente do TJDFT, Mário Machado; o desembargador e vice presidente do TJDFT, J. J. Costa Carvalho; a desembargadora Ana Maria Amarante; o procurador-geral do DF, Leonardo Bessa; a colaboradora do Governo Márcia Rollemberg; a defensora pública Carla Núbia; a representante da Secretaria Nacional das Mulheres Erika Felipelli e a representante da ONU mulheres, Joana Chagas.

Confira a lista dos voluntários da X Semana do Programa Pela Paz em Casa:

Dia 5/3 – Patrícia Zapponi, Pedro França e Mariana Costa
Dia 6/3 – Rubens Pires, Darlane Poliana e Kenia Amaral
Dia 7/3 – Daniela Tamanini, Glaudinilson Rodrigues e Vanes Júnior
Dia 8/3 – Larissa Machado Botelho, Lucia Bessa e Eliana Calais
Dia 9/3 – Aline, Rosiane Peres e Diego Marques Araujo
Dia 12/3 – Andréia Lima, Cíntia Cecilio, Cátia Mendonça e Bianca Barbosa
Dia 13/3 – Cintia Cecilio, Alexrandra e Mariana Costa
Dia 14/3 – Cintia Cecilio, Alexrandra e Glaudinilson Rodrigues
Dia 15/3 – Guilherme Silva, Carolline Cahui, Ciro Briosa e Marcélly Borba
Dia 16/3 – Rosângela Felipe, Glauber Nassar, Sérgio Martins e Priscila Mazon