Abertura do XVII ENJA reúne mais de mil advogados em Brasília - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Abertura do XVII ENJA reúne mais de mil advogados em Brasília

Mais de mil advogados de todo país estiveram presentes na solenidade de abertura do XVII Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA). O evento, realizado pela primeira vez em Brasília, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, entre outros apoiadores, começou nesta quinta-feira (2) e se estende até amanhã (3) com a realização de palestras voltadas à jovem advocacia. O encerramento do Encontro será em grande estilo no Na Praia, com apresentação da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano.

No discurso de abertura, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, ressaltou a dedicação dos participantes na busca do sucesso na carreira da advocacia. “Espero que aqui, neste encontro, vocês encontrem incentivo para tocar a carreira com foco, força, determinação e muito empenho. Tenho certeza de que sairão daqui melhores do que quando entraram”, concluiu.

O presidente da Comissão Jovem da OAB/DF, Tiago Lacerda, destacou o lema da primeira edição do ENJA no Distrito Federal, “Advocacia do amanhã: inovação e tradição” e apontou que a facilidade da inovação nunca vai substituir o papel interpretativo desempenhado pelos advogados. “Queremos inovação sem esquecer da tradição e precisamos todos resgatar o bom e velho diálogo para fazer diferença não só no país, mas nesse mundo polarizado das redes sociais”.

O secretário-adjunto do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcelo Galvão, afirmou que as discussões e debates serão importantes para auxiliar na crise da empregabilidade pela qual tem passado milhões de brasileiros. “Tem-se procurado equipar a advocacia jovem com meios mais efetivos de atuação, a preparar advogados e advogadas para enfrentar os desafios do século XXI. Temos a responsabilidade de levar adiante a tradição de apreço pela preparação, pelo estudo, manter o rigor nos exames de Ordem e realizar o treinamento profissional por meio do Encontro da Jovem Advocacia”, completou.

Compuseram a mesa de abertura a vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira; o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o secretário-geral adjunto da OAB/DF, Cleber Lopes; o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antônio Alves; o ex-conselheiro federal do CFOAB e membro honorário e vitalício da Ordem, Nabor Bulhões, e sua esposa Conceição Bulhões; o presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, Alexandre Mantovani; o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres; o
secretário-geral adjunto da Comissão de Apoio do Advogado Iniciante da OAB/DF,Lucas Azoubel; o presidente AMAGIS/DF, Fábio Esteves; a vice-presidente da Comissão de Apoio do Advogado Iniciante da OAB/DF, Marina Gondin; o diretor-tesoureiro da CAA/DF, Marcelo Lucas; o secretário-geral da CAA/DF, Maximiliam Patriota; a representante da jovem advocacia feminina, Natália Assunção; o desembargador do TRE/DF, Jackson Di Domenico; o conselheiro do CNMP, Erick Venâncio; o membro honorário e vitalício da OAB/DF, Esdras Dantas; além dos presidentes de comissões de advogado iniciante das outras 26 seccionais do país.