Mais de mil advogados de todo país estiveram presentes na solenidade de abertura do XVII Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA). O evento, realizado pela primeira vez em Brasília, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, entre outros apoiadores, começou nesta quinta-feira (2) e se estende até amanhã (3) com a realização de palestras voltadas à jovem advocacia. O encerramento do Encontro será em grande estilo no Na Praia, com apresentação da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano.
No discurso de abertura, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, ressaltou a dedicação dos participantes na busca do sucesso na carreira da advocacia. “Espero que aqui, neste encontro, vocês encontrem incentivo para tocar a carreira com foco, força, determinação e muito empenho. Tenho certeza de que sairão daqui melhores do que quando entraram”, concluiu.
O presidente da Comissão Jovem da OAB/DF, Tiago Lacerda, destacou o lema da primeira edição do ENJA no Distrito Federal, “Advocacia do amanhã: inovação e tradição” e apontou que a facilidade da inovação nunca vai substituir o papel interpretativo desempenhado pelos advogados. “Queremos inovação sem esquecer da tradição e precisamos todos resgatar o bom e velho diálogo para fazer diferença não só no país, mas nesse mundo polarizado das redes sociais”.
O secretário-adjunto do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcelo Galvão, afirmou que as discussões e debates serão importantes para auxiliar na crise da empregabilidade pela qual tem passado milhões de brasileiros. “Tem-se procurado equipar a advocacia jovem com meios mais efetivos de atuação, a preparar advogados e advogadas para enfrentar os desafios do século XXI. Temos a responsabilidade de levar adiante a tradição de apreço pela preparação, pelo estudo, manter o rigor nos exames de Ordem e realizar o treinamento profissional por meio do Encontro da Jovem Advocacia”, completou.
Compuseram a mesa de abertura a vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira; o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o secretário-geral adjunto da OAB/DF, Cleber Lopes; o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antônio Alves; o ex-conselheiro federal do CFOAB e membro honorário e vitalício da Ordem, Nabor Bulhões, e sua esposa Conceição Bulhões; o presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, Alexandre Mantovani; o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres; o
secretário-geral adjunto da Comissão de Apoio do Advogado Iniciante da OAB/DF,Lucas Azoubel; o presidente AMAGIS/DF, Fábio Esteves; a vice-presidente da Comissão de Apoio do Advogado Iniciante da OAB/DF, Marina Gondin; o diretor-tesoureiro da CAA/DF, Marcelo Lucas; o secretário-geral da CAA/DF, Maximiliam Patriota; a representante da jovem advocacia feminina, Natália Assunção; o desembargador do TRE/DF, Jackson Di Domenico; o conselheiro do CNMP, Erick Venâncio; o membro honorário e vitalício da OAB/DF, Esdras Dantas; além dos presidentes de comissões de advogado iniciante das outras 26 seccionais do país.