Acordo garante honorários de sucumbência para advogados da Codevasf - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Acordo garante honorários de sucumbência para advogados da Codevasf

Advogados da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) agora têm direito aos honorários de sucumbência advindos de ações da estatal. Na manhã desta terça-feira (5), foi assinado acordo entre os presidentes da OAB/DF, Juliano Costa Couto, da Codevasf, Adelino Neiva, e da Associação Nacional dos Procuradores da Codevasf, Savigny Machado Lima. A assinatura contou com a presença do secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; do presidente da Comissão dos Advogados integrantes das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista Federais, Og Pereira; do conselheiro e presidente do Clube dos Advogados, Marcelo Cunha; do chefe e do substituto da assessoria jurídica da Codevasf, Saulo Sérvio e Alessandro Reis, respectivamente; do presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Empresas Públicas Federais (Anpaf), Otávio Luiz Rocha Ferreira dos Santos, e da equipe jurídica da estatal. A Seccional tem realizado ações de conscientização das empresas públicas e estatais a respeito do direito aos honorários, sugerindo a aplicação novo Código de Processo Civil, Lei nº 13.105/2015, e do Estatuto da Advocacia.

Para o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, a questão de honorários representa uma grande conquista para a gestão. “Eu me sinto muito realizado com a assinatura deste acordo. A partir de agora advogados e procuradores da estatal passam oficialmente a ter direito aos honorários de sucumbência. Muito mais do que uma conquista, esse acordo representa o reconhecimento de um direito dos advogados assegurado em lei”, afirmou.

Og Pereira comemorou a oficialização do acordo. “A atuação da Ordem foi fundamental nessa conquista dos advogados e procuradores da Codevasf. Essa é uma luta histórica. Há mais de 10 anos a gente vem batalhando por essa conquista dos honorários e, hoje, temos a satisfação de ver essa luta coroada com a assinatura deste acordo. Toda a categoria da advocacia estatal está de parabéns”.

O chefe da assessoria jurídica Saulo Sérvio destacou que a assinatura deste acordo representa o reconhecimento da valorização do advogado. “É um compromisso que essa gestão demonstra com os advogados dos quadros da companhia. A participação da OAB/DF foi fundamental para essa conquista ao exercer seu papel de fiscal e de condutora da iniciativa”, afirmou.