Câmara Legislativa faz sessão de homenagem ao Dia do Advogado - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Câmara Legislativa faz sessão de homenagem ao Dia do Advogado

Brasília, 12/08/2016 – A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu, nesta quinta-feira (11), sessão de homenagem ao Dia do Advogado. O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, e o conselheiro federal Severino Cajazeiras, representando o Conselho Federal da Ordem, estiveram presentes à homenagem aos advogados da capital e do país.

Em seu discurso, Costa Couto ressaltou que advocacia é uma profissão de coragem. “Se o advogado não tem coragem como presença habitual de seu comportamento, melhor desistir da advocacia. Nunca veremos um advogado dizendo que a advocacia é fácil. Advogar é difícil, advogar é enfrentar derrotas e saber se comportar melhor ainda nas vitórias. Advogado não briga, advogado luta. Luta contra o arbítrio, contra as injustiças, contra as ilegalidades”, disse o presidente da Seccional.

Juliano Costa Couto falou ainda sobre os reflexos da corrupção no país e o papel da advocacia. O presidente da OAB/DF ressaltou a necessidade de um olhar mais apurado da advocacia e da sociedade sobre as propostas do Ministério Público das 10 medidas contra a corrupção, já que estão sendo apresentadas como soluções de problemas para o país.Dia ADV CLDF 11-08-2016 058 Para ele, as propostas escondem retrocessos que atingem, por exemplo, o direito à ampla defesa do cidadão.

“O advogado deve dar sempre o direito ao contraditório. Nós não somos contra o combate à corrupção, mas que se faça com respeito à cidadania, à democracia, ao devido processo legal e à estabilidade das instituições. A Ordem estará vigilante e contribuindo para o combate de desvios, mas sempre com respeito ao devido processo legal e aos direitos dos cidadãos”, destacou o presidente da OAB/DF, que lembrou que a Seccional, com intuito de ajudar a sociedade e o Estado nesse combate, criou a Comissão de Combate à Corrupção.

O conselheiro federal Severino Cajazeiras defendeu a junção de forças e esforços em prol de um país melhor. “Hoje, Dia do Advogado, é importante lembrar que precisamos nos unir, pois juntos somos mais fortes. Lembro sempre aos meus alunos que não criamos inimigos nessa profissão, vivemos na época do compartilhamento de informação, devemos sempre dividir o conhecimento com nossos colegas”, disse.

A solenidade, que ocorreu no plenário da Câmara, foi uma iniciativa do parlamentar Bispo Renato Andrade (PR). De acordo com o deputado distrital, a homenagem é um reconhecimento à categoria identificada pela coragem, bravura e respeito às leis. “O papel do advogado na sociedade vai muito além de ensejar uma ação junto aos poderes competentes, de defender o cliente em juízo, passa pela busca de soluções rápidas para os conflitos diários”, enfatizou.

O parlamentar Raimundo RDia ADV CLDF 11-08-2016 205ibeiro (PPS) participou da solenidade e relembrou a importância da profissão. “A advocacia é uma carreira que obriga os profissionais a lutarem no campo das ideias diariamente. A missão é encarar sempre nossos adversários e manter a cabeça erguida frente as dificuldades. O importante sempre será convencer e ser convencido”.

O defensor público geral da Defensoria do Distrito Federal, Ricardo Batista, lembrou a importância dos profissionais do Direito nos órgãos do Judiciário. “Fico orgulhoso ao saber que os órgãos do Judiciário brasileiro trabalham irmanados e interligados. A nossa missão é trabalhar sempre na defesa dos cidadãos brasilienses”.

Compareceram à solenidade os presidentes das Subseções do Gama, Amaury Andrade; de Planaltina, Dalton Ribeiro; de Ceilândia, Edmilson Francisco; de Samambaia, José Antonio de Carvalho; do Núcleo Bandeirante, Sebastião Duque; e de Brazlândia, José Severino Dias; além de conselheiros da Seccional, advogados do DF e parlamentares.

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF
Com informações da CLDF
Foto: Valter Zica