Brasília, 12/3/2015 – A Comissão de Direito do Consumidor atendeu, nesta quinta-feira (12), moradores do DF, a fim de orientá-los sobre problemas com serviços e contratos. Os advogados da comissão estiveram na plataforma inferior da rodoviária do Plano Piloto, das 10h às 16h. Foram atendidas 120 pessoas. A ação ocorre, também, na sexta-feira (13), no mesmo horário e local.
Viviane Pereira buscou a ajuda da comissão por enfrentar problemas com a conta de água. A moradora de uma ocupação na Estrutural relatou que ela e os vizinhos estão recebendo cobranças, mesmo sem utilizar o serviço. Viviane, que usa água de uma cisterna, mencionou que a situação ocorre todo mês. “Chegou uma conta no meu nome, aliás, pra todo mundo que mora lá. Eu paguei por medo de ficar com o nome sujo”, disse.
Segundo o presidente da comissão, Fernando Martins, a ação é uma oportunidade da OAB se aproximar do cidadão. “Esse é um trabalho que a comissão entende como essencial, porque atendemos os consumidores, que às vezes não tem acesso a um advogado, não conseguem nem mesmo ir a uma Defensoria Pública, a um núcleo de prática jurídica”.
Os serviços com os maiores índice de reclamação foram de telefonia e contrato bancário. Ao final dos atendimentos, a comissão fará uma estatística das demandas e encaminhará ao Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON). A comissão irá cobrar uma fiscalização nas empresas mais problemáticas, com o intuito de melhorar o atendimento aos consumidores.
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF