Comissão de Direito Eleitoral prestigia posse do ministro substituto do TSE Admar Gonzaga Neto - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Comissão de Direito Eleitoral prestigia posse do ministro substituto do TSE Admar Gonzaga Neto

Brasília, 25/6/2013 – A Comissão de Direito Eleitoral da OAB/DF prestigiou a posse do advogado Admar Gonzaga Neto, no cargo de ministro substituto do TSE, na noite desta terça-feira (25). Gonzaga Neto foi empossado pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, na vaga destinada à classe dos advogados. A solenidade foi realizada no gabinete da presidência do TSE e contou, ainda, com a presença do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, além representantes do Judiciário, do Executivo, do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União e de Tribunais de Contas.

Gabriela Rollemberg de Alencar, presidente da Comissão de Direito Eleitoral, disse que Admar Gonzaga milita há muito tempo na área eleitoral e domina o assunto e a jurisprudência do Tribunal. “Para a classe dos advogados, é uma honra tê-lo no TSE. A posse dele é muito importante porque é um advogado atuante no Distrito Federal”, disse. Ainda estiveram presentes o vice-presidente da Comissão, Telson Luis Cavalcante Ferreira, e os membros Sidney Sá das Neves, Ângela Cignachi Baeta Neves, Eduardo Augusto Vieira de Carvalho, Daniane Mangia Furtado, Alessandro Pereira Lordelo e Marilda de Paula Silveira, além do advogado Thiago Boverio.

Cármen Lúcia fez a abertura do ato de posse e, em seguida, o novo ministro substituto prestou o compromisso regimental. Depois disso, o diretor-geral substituto do TSE, Luciano Puchalski, leu o termo de posse.

posse TSE 25-06-2013 089O nome do advogado para compor o TSE foi aprovado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e incluído em uma lista tríplice dia 9 de maio, que foi encaminhada à Presidência da República. Admar Gonzaga Neto foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff no dia 11 de junho.

Ele assumirá a vaga deixada pelo ministro Henrique Neves, que passou ao cargo de ministro efetivo após o término do mandato do jurista Marcelo Ribeiro.

Currículo

Natural do Rio de Janeiro/RJ, Admar Gonzaga Neto atua na especialidade eleitoral desde 1993. Integra a Comissão Especial de Juristas criada para propor mudanças no texto do Código Eleitoral. É ainda membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral, autor de livros e manuais de Direito Eleitoral, professor de cursos e palestrante de eventos de estudos sobre a matéria.

Reportagem – Tatielly Diniz (com informações do TSE)
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF