Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF busca o bem estar social - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF busca o bem estar social

Brasília, 15/1/2015 – A Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF tem trabalhado intensamente em busca de qualidade de vida e mais dignidade para a população do Distrito Federal. Em 2014, a Comissão se dedicou a várias causas, entre elas, a melhoria das condições em hospitais e presídios. Para este ano, a vice-presidente da Comissão, Indira Quaresma, quer colocar em prática novos projetos, além de seguir com os antigos.

A equipe de comunicação da OAB/DF conversou com Indira Quaresma sobre sua gestão, desafios e planos. Confira:

Qual é o método de trabalho da Comissão de Direitos Humanos?
Indira – Durante o ano nós optamos por trabalhar com projetos. Os projetos têm o objetivo de aproximar a OAB da comunidade, fazendo com que os membros da Comissão sejam verdadeiros fiscais da atuação estatal nas áreas mais sensíveis de Direitos Humanos. Assim, nós estamos trabalhando nas escolas, hospitais, asilos, presídios e unidades de internação.

A senhora pode falar um pouco desses projetos?
Indira – Desenvolvemos diversos projetos em 2014. Nas escolas, temos levado lições de direitos humanos aos alunos – crianças, jovens e adultos. Nos presídios, temos lutado pela melhoria das condições de alimentação e atendimento médico. Já nos hospitais temos acompanhado a luta da população por um atendimento de qualidade. Nos asilos, a ideia é verificar se os direitos dos idosos estão sendo resguardados. Nas unidades de internação, firmamos um termo de cooperação técnica com a Secretaria da Criança, com a intenção de levar profissionais de diversas áreas para que os menores infratores saibam que eles podem ser o que quiserem.

ato para não repetir 31-03-2014 014A Comissão também promove vários debates, certo?
Indira – Sim, este ano promovemos debate sobre a ditadura, juntamente com a Comissão da Memória e Verdade, recebemos líderes dos movimentos populares para discutirmos os movimentos antes da Copa do Mundo, recebemos a deputada Érica Kokay e líderes de ocupantes de terras para discutirmos a violência na desocupação de espaços públicos.

Quais são os planos e metas para 2015?
Indira – Pretendemos trazer grandes temas de direitos humanos para discussão na Comissão, e expor a opinião da Comissão sobre estes temas no site da OAB. Também vamos continuar desenvolvendo os projetos que já estão em andamento e iniciar outros projetos que possam de alguma forma repercutir no bem estar da população brasiliense.

Reportagem – Érica Fontoura
Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF