Confidencialidade de dados é tema de debate sobre inovação promovido pela OAB/DF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Confidencialidade de dados é tema de debate sobre inovação promovido pela OAB/DF

Não basta ser uma advogada ou um advogado, hoje é preciso que o profissional de Direito seja, além disso, um administrador e, muitas vezes, um psicólogo. Atende o caso para o qual é contratado, mas precisa gerir o seu negócio, o que compreende não perder prazos processuais, pagar contas, ter tempo para escutar e atender bem o cliente etc. A tecnologia tem sido uma aliada fundamental, porém a questão da “confidencialidade é preocupante”, pois armazenar os documentos do cliente em nuvens que não são próprias é, nas palavras do dr. Fábio Franklin Amaral, “transferir dados e pagar por isso”.

O dr. Fábio Franklin Amaral, autor do Projeto JurisBox, o terceiro premiado no I Prêmio de Inovação em Gestão de Escritórios de Advocacia, realizado no ano passado pela OAB/DF, ao lado de seu sócio, Roberto Chalet, proferiu palestra online, nesta segunda-feira (24), a convite da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia do Distrito Federal da OAB/DF.

Falaram sobre “Inovação em Gestão de Escritórios de Advocacia”, em evento com participação da dra. Áurea Christine Barros, membro da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia do Distrito Federal da OAB/DF, e mediação da presidente da Comissão, Érika Siqueira, e do secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Oliveira.

No debate a respeito dos problemas e soluções para melhorar o acompanhamento de processos e para a gestão de escritórios, o ponto alto foi a confidencialidade de dados. Amaral alertou: “Quando subimos documentos em nuvem que não é do próprio escritório, dados podem ser acessados. Os serviços não podem divulgar o conteúdo, mas podem acessá-lo. A solução é o escritório ter a sua nuvem.”

Além do cuidado com a confidencialidade, Amaral discorreu sobre outro aspecto que a tecnologia pode trazer para melhorar a relação de atendimento com o cliente: transparência no acompanhamento de cada processo. “O cliente quer acompanhar o processo? O melhor é oferecer acesso facilitado. Eu, por exemplo, dou acesso por meio de login e senha em minha página na internet.”

Estar no ambiente próprio, um site bem estruturado, possibilita contar com ferramentas como calendário para otimizar acompanhamento e não perder prazos, compartilhamento de informações ao celular, até videoconferências em ambiente seguro, criptografado; possuir repositório de dados e informações. “Temos de pensar que a organização do escritório dessa forma pode resultar em redução de custos de mobilidade, também”, observa Amaral.

Roberto Chalet falou sobre questões mais técnicas no uso de softwares e ferramentas e defendeu uma solução customizada, pois, assim como Amaral, entende como central a questão da confidencialidade.

O secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Oliveira, destacou que, atualmente, o mercado apresenta um enorme desafio, sobretudo aos que estão ingressando na carreira. “Temos os advogados nômades, que são os que atuam sozinhos. Alguns ainda têm ao menos uma pessoa como secretária, no apoio. Esses são os que mais precisam de soluções e a tecnologia é o caminho”. Oliveira lembrou que dentre as principais dificuldades para quem advoga, no momento, está o desafio de enfrentar 17 formas distintas de peticionamento na Justiça.

A outra mediadora do encontro, dra. Érika Siqueira, presidente da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia do Distrito Federal da OAB/DF, defende que é necessária a uniformização desses peticionamentos. “É uma questão que o Conselho Federal vem tratando e que o Conselho Nacional de Justiça pode avançar, pois é necessário”.
No entanto, para Érika, o maior desafio são os “prazos”. “Há uma dificuldade muito grande nisso ainda. Teremos de evoluir para a busca de soluções porque no universo da gestão de escritório é muito ruim perder prazos”.

MEMÓRIA

A seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia, premiou, em dezembro passado, três vencedores do I Prêmio de Inovação em Gestão de Escritórios de Advocacia. A cerimônia de premiação também promoveu palestras relacionadas ao tema de gestão de escritórios. Leia mais aqui.

Comunicação OAB/DF

Texto: Montserrat Bevilaqua

Foto de capa: dashu83 – freepik.com