Daniela Teixeira fala sobre a participação de mulheres na carreira jurídica no IDP - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Daniela Teixeira fala sobre a participação de mulheres na carreira jurídica no IDP

Brasília, 19/04/2016 – A vice-presidente da OAB do Distrito Federal, Daniela Teixeira, falou, na manhã desta terça-feira (19), sobre a participação feminina nas carreiras jurídicas e as dificuldades que as mulheres ainda têm na ascensão profissional. Daniela participou de palestra integrante do “Ciclo de Diálogos: A Mulher na Carreira Jurídica”, promovido pela Escola de Direito de Brasília (EDB/IDP).

Para Daniela, a presença da OAB/DF em discussões sobre a profissão é importante para nortear as estudantes que pretendem seguir o caminho da advocacia. “É muito importante a interação da OAB com as faculdades para apontar o caminho da advocacia para as jovens bacharéis, mostrar a grandeza da advocacia e o trabalho institucional de nossa Casa”.

A professora da EDB/IDP e organizadora do evento, Soraia da Rosa Mendes, ressaltou a importância do evento para as mulheres da área jurídica. “Nós crescemos em número e quantidade, mas as nossas vozes continuam a ser interrompidas ou não ouvidas. Por isso queremos discutir com as magistradas, advogadas e demais mulheres da área jurídica sobre as nossas trajetórias e o que nos aguarda futuramente”.

O ciclo de palestras teve início na noite da última segunda-feira (18), com o lançamento do livro “A Mulher e a Justiça – A violência doméstica sob a ótica dos Direitos Humanos”, organizado pela juíza Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa, por intermédio da Associação dos Magistrados do DF (Amagis-DF). O evento contou com dois dias de palestra, com encerramento nesta terça-feira (19).

IDPAlém da vice-presidente da Seccional, compuseram a mesa de debates: Julia Ximenes Maurmann, advogada e doutora em Sociologia Política pela Universidade de Brasília; a estudante do IDP Isabela Maiolino; a juíza Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Paranoá; e a juíza Daniele Maranhão, da 5ª Vara Federal em Brasília.

Comunicação Social – Jornalismo OAB/DF
Fotos: EDB/IDP