Advocacia Digital: OAB/DF cria comitês para informatizar e gerenciar dados

A nova gestão da Ordem dos Advogados do Distrito Federal (OAB/DF) criou, nesta terça-feira (29), dois comitês para informatizar os procedimentos já realizados pelos advogados do Distrito Federal, além de gerir sistemas complementares. A criação dos Comitês busca dar celeridade aos pedidos dos advogados, e trazer eficácia e conveniência para a advocacia do Distrito Federal.

A internet tem sido cada vez mais utilizada para diversas atividades. Ela está presente nas atividades de lazer, estudo, pesquisa e soluções práticas diárias. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado, no Brasil cerca de 70% das casas contavam com internet e, em 97,2% dos casos, o acesso era feito pelo celular. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

De olho nessa transformação da sociedade e no fato de que hoje as pessoas encontram-se cada vez mais conectadas, a OAB/DF criou o Comitê OAB Digital, através da Portaria nº68/2019. Entusiasmada com a novidade, a vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno Leite Vieira, explicou que o trabalho do Comitê consiste na informatização e desenvolvimento dos procedimentos internos da Seccional do DF. “Queremos dar agilidade e conveniência nos serviços prestados aos advogados e possibilitar fazer certos tipos de procedimentos sem precisar sair de casa. É isso que queremos”, afirma Damasceno.

Já o Comitê Gestor de Proteção de Dados e de Processos Eletrônicos, criado pela Portaria nº66/2019, vai aprimorar os sistemas eletrônicos já utilizados pelos advogados. Conforme explica a vice-presidente, “O Comitê Gestor vem complementar o trabalho, pois fará a gestão dos sistemas que os advogados já usam hoje como o PJE, INSS e Receita Federal”. Segundo ela, o Comitê ainda vai fazer a gestão, a fiscalização, o desenvolvimento e o aprimoramento desse sistema.

As reuniões, demandas e os encaminhamentos do trabalho dos dois comitês serão divulgados nos meios de comunicação oficiais da OAB/DF. Fique atento!