Discursos sobre intolerância na advocacia marcaram solenidade de entrega de carteiras - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Discursos sobre intolerância na advocacia marcaram solenidade de entrega de carteiras

Na manhã desta terça-feira (16), a Seccional realizou a tradicional cerimônia de entrega de carteira a 72 novos advogados do Distrito Federal. Os discursos do paraninfo e conselheiro Seccional, Rafael Favetti, e do orador João Gabriel Ribeiro enfatizaram o exercício da profissão na garantia da cidadania e a intolerância e injustiça que permeiam a advocacia.

O orador ressaltou que “o papel do advogado é primordial para o Estado democrático, pois sem ele, não há justiça e, consequentemente, não há democracia e liberdade”. O advogado também destacou a necessidade de se respeitar os ideais dos colegas de profissão. “Advogar, por ser uma constante demonstração de amor à discussão de ideias e teses, exige respeito às opiniões dos outros. Mas isso não quer dizer que o advogado deve se calar diante de injustiças e arbitrariedades”, pontuou.

O paraninfo Rafael Favetti aconselhou os novos advogados a praticar a leitura diariamente. “Nós trabalhamos com fatos e eles precisam ser decifrados. É necessário desenvolver habilidades cognitivas para entendê-los corretamente. É por meio da leitura nas áreas da Filosofia, Ciências Políticas e Sociais, por exemplo, que conquistamos técnicas para entender o fato e saber qual norma se aplica. A advocacia é uma profissão de fé”, concluiu.

De acordo com o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, a advocacia tem o papel importante no combate às injustiças e intolerâncias enfatizadas pelo orador. “O advogado não deve se calar. Vocês, a partir de hoje, têm novas responsabilidades. Espero que vocês entrem no mercado de trabalho sabendo do papel importante que vocês exercem para a sociedade. Agora, vocês são responsáveis em ter mais dificuldade de se calar e aceitar diante injustiças e calamidades”.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; os ex-ministros Marcelo Ribeiro e Eduardo Ribeiro; a diretora da CAA/DF, Daniela Caetano; a presidente e o vice da Comissão de Direito Sindical e Associativo, Denise Rodrigues e Claudio Santos; a vice-presidente da Fundação de Assistência Judiciária, Fernanda Gonzalez; a conselheira Seccional Ildecer Amorim; a secretária-geral do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Renata Vianna; o presidente da Comissão de Legislação Anticorrupção e Compliance, Antonio Rodrigo Machado; o presidente da 10º Turma do TED, Cleider Rodrigues; o vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Fernando Assis; o presidente da Comissão de Assuntos Regulatórios, Glauco Alves; o presidente e o vice da Subseção de São Sebastião,Valcides Jose e Rodolfo Matos; o secretário-geral da Subseção do Paranoá, Kendrick Balthazar; a vice-presidente do Conselho Jovem, Marcela Furst; o secretário-geral do Conselho Jovem, Emmanuel Sales; o integrante da Comissão de Direito Imobiliário Diego Dutra; o integrante da Comissão de Regularização Fundiária Evaristo Orlando; e a advogada Adriana Beltrani.