Duas gerações de criminalistas saúdam 78 novos profissionais do Direito - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Duas gerações de criminalistas saúdam 78 novos profissionais do Direito

Dezesseis anos depois de deixar a presidência da OAB/DF, Safe Carneiro retornou esta quinta-feira (30/4) à tribuna do auditório da seccional inaugurada em 1983 para falar aos novos advogados. “Bem vindos a este templo da advocacia, templo da liberdade, templo que nós possamos todos os dias honrar”, disse, ao abrir seu discurso como paraninfo da solenidade que entregou a 78 advogados a carteira que garante o exercício da profissão.

O atual presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, abriu seu discurso contando que, há quase 20 anos, era ele quem estava sentado na terceira cadeira de uma das primeiras fileiras do auditório quando recebeu das mãos de Safe Carneiro sua carteira de advogado. “Nunca me esqueci daquele dia. Nunca me esquecerei”, frisou.

Em sua saudação aos novatos, Safe Carneiro evocou duas diferentes visões sobre a advocacia: um discurso de Rui Barbosa como paraninfo de uma turma de formandos em 1920 e outra do ex-conselheiro José Guilherme Vilela durante uma entrega de carteiras na OAB/DF, em 2007. Ambos ressaltaram a magistratura e a advocacia como “o poder vital e salvador no qual se aguentam a lei e as suas instituições”. “Magistrados ou advogados sereis, duas carreiras quase sagradas, inseparáveis uma da outra”, disse Safe Carneiro.

Felicidade
O orador da turma, Jefferson Gustavo Lívio Dayahn, apontou a felicidade como sentimento orientador do sucesso profissional. “A vida de quem escolhe ser advogado não para e aí a gente começa a postergar nossa felicidade para a meta posterior. Pensamos assim: minha vida está difícil, mas assim que eu me formar, vai melhorar. Está errado. A felicidade não é um objetivo, é um meio de vida. Você não vai ser feliz porque vai virar mestre ou abrir seu escritório. Ao contrário. Você precisa ser feliz para virar mestre ou abrir seu escritório. A felicidade não é o destino e sim a rota”, ensinou.

A vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gabriela Marcondes, também saudou as novas advogadas. “Acreditem, nós somos fortes, e aqui na OAB/DF temos voz”, disse. Participaram da mesa de recepção aos novos advogados e advogadas outros 13 integrantes de comissões temáticas da OAB/DF e de suas subseções.

Na solenidade, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa, entregou os livretos que explicam as atribuições da CAADF e listam os convênios com benefícios aos inscritos na OAB/DF.