"É preciso excelência e qualidade para se manter no mercado", diz Francisco Müssnich, na abertura do III Congresso de Gestão Jurídica - OAB DF

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DÉLIO LINS

“É preciso excelência e qualidade para se manter no mercado”, diz Francisco Müssnich, na abertura do III Congresso de Gestão Jurídica

Em palestra magna com o tema “A Gestão dos Escritórios de Advocacia em Tempos de Crise”, no III Congresso de Gestão Jurídica do Distrito Federal, Francisco Antunes Maciel Müssnich (foto), sócio fundador do BMA, escritório com 25 anos de atuação no mercado, destacou a boa gestão para o profissional manter-se no mercado.

Segundo ele, o caminho da gestão não é fácil. “É muito difícil gerir advogados e escritórios de advocacia. Neste mundo novo, se a gente não tiver disciplina, tem um perigo muito grande de dar errado”, adverte.

Para superar os obstáculos, de acordo com Francisco Müssnich, é importante trabalhar a cultura do escritório. “Estamos vivendo uma profunda modificação na cultura do advogado: como ele se comporta, quais as metas que deverá atingir, como poderá organizar-se, quais os valores e as missões. E, para que tudo funcione dentro de um escritório, é preciso que esses pensamentos estejam alinhados com todos os colaboradores da instituição”, afirma.

Gerindo um bom escritório

De acordo com Francisco Müssnich, o bom líder deve entender “quais são as suas aptidões e as características do seu escritório. Se você não tiver a infraestrutura adequada para cumprir essas características, jamais conseguirá prestar serviços de qualidade aos seus clientes”, pontua.

A gestão de escritório deve ser o foco, principalmente, em tempos de crise. “A excelência e a qualidade são o que distinguem o talento de um advogado do outro. Não é o preço! Claro que influencia, mas não pode se comparar bananas com laranjas. Na gestão dos escritórios, as coisas que nos unem, de verdade, resume-se na cultura. Ela faz com que a gente transforme o nosso serviço em espaços colaborativos, o que faz com que todos produzam para o bem comum do escritório”, destaca.

Francisco Müssnich conclui dizendo o que se pode aprender para melhorar a gestão: “Fluxo de caixa, cortar despesas e gerir áreas. Com a cultura, com a infraestrutura e com essa visão entre sócios e colaboradores acontece o trabalho colaborativo e você tem, de verdade, a construção de um escritório de advocacia.”

Confira a íntegra do primeiro dia de Congresso e, também, do painel “Marketing Jurídico” no Canal do YouTube da OAB/DF.

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Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Montserrat Bevilaqua)