Nos dias 4, 6 e 7 de agosto, a Escola Superior de Advocacia do DF (ESA/DF) realizou o curso de capacitação “Elaboração de Projeto Básico de Aquisição”, direcionado exclusivamente para os funcionários da OAB-DF. O objetivo do curso, que contou com a participação de 33 funcionários da Seccional – tanto da Sede, quanto de Subseções –, foi proporcionar o domínio de técnicas, de normas e de boas práticas para a elaboração de projetos básicos de aquisição de compras em geral.
O curso foi ministrado pela professora e conselheira seccional Karina Costa, de modo virtual, pela plataforma Zoom. A iniciativa integra um conjunto de medidas que a Seccional está promovendo para o aprimoramento dos processos de aquisição de insumos e contratação de serviços e, ainda, para o aperfeiçoamento profissional dos funcionários.
“Estamos elaborando um manual de compras. Nele, deixamos claro a necessidade de se aperfeiçoar as formas de aquisições e serviços da OAB/DF, com especificações técnicas adequadas e uma pesquisa de mercado fidedigna e eficaz na busca da melhor contratação. O curso foi dirigido a todos os coordenadores e alguns outros postos estratégicos, reforçando que, ao solicitarem qualquer tipo de insumo, serviço ou obras, devem observar os procedimentos de planejamento e os requisitos mínimos na elaboração do projeto básico. Houve no final da aula a construção de um projeto básico em conjunto com todos os alunos de forma que os conceitos teóricos tenham sido apreendidos”, disse a conselheira.
O diretor-geral da ESA/DF, Fabiano Jantalia, destacou que a realização desse curso é fruto de uma nova forma de atuação da Escola, que busca capacitar todos os atores do Sistema OAB. “Desde o ano passado, reformulamos nossa proposta de atuação para que as ações educacionais da Escola sejam amplas e integrais, de modo a beneficiar advogados, estagiários e, também, funcionários”. Para Jantalia, capacitar o corpo funcional da OAB/DF traz benefícios à própria advocacia. “Desse curso, todos saíram ganhando. Com funcionários ainda mais preparados, a Ordem poderá prestar serviços com qualidade, eficiência e agilidade ainda maiores”, explicou.
Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Montserrat Bevilaqua)