NOTA PÚBLICA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECCIONAL DO DISTRITO FEDERAL - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

NOTA PÚBLICA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECCIONAL DO DISTRITO FEDERAL

NOTA PÚBLICA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECCIONAL DO DISTRITO FEDERAL

A Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal, vem a público manifestar total repúdio à colagem de cartazes com conteúdo anti semita na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF, bem como se solidarizar com a comunidade judaica.

O incidente, ocorrido na quinta-feira (18), denota atos de intolerância religiosa e violação criminosa. A Constituição da República Federativa do Brasil, prevê no seu art. 5 o , inciso VI, a inviolabilidade à liberdade de consciência e crença, fazendo com que toda e qualquer conduta que viole a liberdade religiosa seja combatida pelas autoridades públicas.

A construção de uma sociedade livre, justa e republicana pressupõe o reconhecimento da legitimidade de todas as religiões, o respeito à liberdade religiosa do cidadão e das religiões.

Repudiamos todo tipo de hostilização, perseguição, preconceito e discriminação. A OAB/DF fica à disposição das vítimas de mais essa barbárie para cobrar e exigir providências para que esse episódio seja exemplarmente elucidado formando uma pedagogia social que fatos como esse não se repitam no Distrito Federal.

Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal

Comissão de Liberdade Religiosa