2º Torneio Futebol Intertribal do DF reúne cerca de 150 atletas indígenas

Competição trouxe aos gramados 150 atletas indígenas de 18 etnias

_OAB4463

O Clube da Advocacia da OAB/DF (Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) sediou neste domingo (11/12) a final da 2ª edição do Torneio de Futebol Intertribal do Distrito Federal.

A equipe masculina do time Originária foi a vencedora no jogo contra Kariri, ganhando por 3×1. Na modalidade feminina, a Originária também venceu, em disputa com a equipe Ywikuna. O placar foi de 3×1. Os terceiros colocados no pódio foram as equipes Tekohaw (masculino) e Magüta da etnia Tikuna (feminino).

_OAB4207
Equipe Originária, vencedora da modalidade masculina.

A competição foi idealizada pela Seleção Indígena de Futebol do Brasil e das Américas (SIFBA) e contou com apoio da OAB/DF, por meio das comissões de Cultura, Esporte e Lazer e da Defesa dos Direitos Indígenas. Além disso, a Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-GDF), International Police Association (IPA) – Brasil e o Instituto Maria da Penha colaboraram para a realização da disputa.

_OAB5232
Equipe Originária, vencedora da modalidade feminina.

O evento teve início no último dia 04 de novembro. Reuniu aproximadamente 150 atletas, representando 18 etnias. Ao todo, seis equipes masculinas e cinco femininas disputaram o troféu do campeonato. Os grupos foram compostos por indígenas residentes no DF e pertencentes às etnias Tukano, Dessana, Waiwai, Marubo, Baré, Apurinã, Wapixana, Tikuna, Xavante, Kambiwá, Pankararu, Atikum, Guajajara, Kariri Xokó, Terena, Xukuru, Karipuna, e Potiguara.

A Vice-Presidente do Clube da Advocacia, Nylmara Soares, expressou sua alegria ao receber os jogos. “Foi uma honra acompanhar o campeonato intertribal e saber que o Clube da Advocacia proporcionou não apenas o campeonato, mas também dias de lazer para os indígenas, fortalecendo assim a cultura e promovendo a inclusão social, em conjunto com a advocacia.”

Veranne Magalhães, presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da OAB/DF, disse que “a Seccional também tem um compromisso com a função social de zelar pelos direitos e garantias da sociedade civil”. Segundo ela, “abrir as portas do Clube da Advocacia para os nossos irmãos e irmãs indígenas é uma bela forma de participar ativamente na construção de uma sociedade mais igualitária e fraterna.”

A presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Carla Eugênia, pontuou que “o torneio representa a integração e aproximação entre diferentes povos”. Para ela, “o evento aproximou familiares e estudantes indígenas da UnB, de diversas etnias do DF. O objetivo foi sensibilizar a sociedade brasilense sobre a diversidade das culturas indígenas e a importância dessas culturas. “O esporte permitiu a reunião de várias etnias, prezando pelo respeito às diferenças de cada etnia em prol do futebol”, celebrou.

Vilson Francisco, conhecido como Matheus, membro do povo Terena e presidente da SIFBA apresentou os projetos da instituição para 2024. “O esporte não é apenas uma prática, é uma das ferramentas relevantes e eficientes para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão, para transmitir mensagens de preservação do meio ambiente e para a defesa e combate ao uso ilícito de drogas em situações de vulnerabilidade. Para o ano de 2024, planejamos realizar outros projetos esportivos de cunho cultural: III Torneio de Futebol Intertribal DF; I Torneio de Futebol Indígena do Cerrado (masculino/feminino), com a participação total de 450 atletas, a ser realizado na capital federal, em dados a definir,” disse.

Ressaltando a importância da realização dos jogos, o diretor de esportes da SIFBA, Gjargleo Aquira, afirmou: “Este evento é importante não só para mostramos que estamos na luta pelo direito de acesso às práticas esportivas com qualidade, mas para buscarmos espaço dentro do esporte em nosso país, começando pelo amador, até alcançarmos o nível de alto rendimento. Pois o esporte é uma das ferramentas de maior potencial no combate ao uso de drogas, formação de caráter, levando cidadãos e nossa juventude a contribuírem de forma positiva para a sociedade”.

Veja as fotos do campeonato:

_OAB4578

Agenda SIFBA 2024

Conforme informado pela SIFBA, o 3º Torneio de Futebol Intertribal está programado para ocorrer em agosto de 2024, em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto. Já a 1ª Copa de Futebol Indígena do Cerrado tem previsão de realização entre o final do mês de abril e o início de maio.

Jornalismo OAB/DF